Miguel Oliveira esteve muito perto de aceder diretamente à segunda fase da qualificação do GP da Grã-Bretanha de MotoGP, acabando o Treino em 13.º. Foi uma sexta-feira encorajadora para a Yamaha no geral, que colocou três dos seus quatro pilotos no top dez.

Com a sua primeira volta lançada, o #88 da Prima Pramac Yamaha esteve entre os dez primeiros, posição que reforçou logo de seguida. O piloto estava visivelmente mais veloz do que esta manhã. No entanto, não melhorou nas voltas subsequentes, caindo para 15.º. Foi nessa posição que voltou às boxes.

Quando encetou a segunda sequência de voltas, Oliveira tinha já descido a 17.º. Quando melhorou baixou ao 1m59s, mas mesmo assim continuou a descer na classificação. Depois de cinco voltas lançadas reentrou na garagem quando ocupava o 19.º posto.

No regresso à pista, dentro dos últimos 20 minutos, o português melhorou no imediato, mas isso só lhe valeu a subida a 17.º. Porém, quando voltou às boxes, estava de novo em 19.º. A luta pelo acesso direto à segunda fase da qualificação parecia uma missão impossível.

Mas, na última saída à pista, com dois pneus macios na Yamaha YZR-M1, Oliveira fez progressos consideráveis: chegou ao nono lugar, rodando em 1m57s. No entanto, não conseguiu melhorar nas duas voltas que lhe restavam e acabou por descer ao 13.º lugar final. Ficou a 0,178s da Q2, pelo que parece ter argumentos para lutar por uma das últimas duas vagas que serão disputadas amanhã na Q1.

  • Saída 1: Pneu médio novo à frente e pneu macio novo atrás
    • Volta 1: Saída das boxes
    • Volta 2: 2m01,524s
    • Volta 3: 2m00,139s
    • Volta 4: 2m00,667s
    • Volta 5: 2m07,376s
    • Volta 6: Entrada nas boxes
  • Saída 2: Pneu médio usado à frente e pneu macio usado atrás
    • Volta 7: Saída das boxes
    • Volta 8: 2m00,514s
    • Volta 9: 1m59,921s
    • Volta 10: 2m04,914s
    • Volta 11: 2m00,599s
    • Volta 12: Entrada nas boxes
  • Saída 3: Pneu macio usado à frente e pneu macio novo atrás
    • Volta 13: Saída das boxes
    • Volta 14: 1m59,473s
    • Volta 15: 1m59,191s
    • Volta 16: Entrada nas boxes
  • Saída 4: Pneu macio novo à frente e pneu macio novo atrás
    • Volta 17: Saída das boxes
    • Volta 18: 1m57,999s
    • Volta 19: Volta cancelada
    • Volta 20: Volta cancelada (fim de treino)