Há um ano, Ruben Amorim tinha aceitado o desafio de fazer do Sporting bicampeão. Um ano depois, com Rui Borges ao leme, jogadores e adeptos leoninos festejaram mesmo, eufóricos, esse bicampeonato, inundando a praça do Marquês de Pombal de verde e branco até bem de madrugada.
Há 10 anos consecutivos como anfitriã de uma prova de classificação de um dos maiores ralis do mundo, desta feita os pilotos do WRC abordaram um novo traçado, um pouco mais longo do que o anterior.
De saída do escalão principal está o Saint-Étienne, segundo clube mais titulado, com 10 troféus, três abaixo do PSG, após ter perdido na receção ao Toulouse.
No Estádio Olímpico de Atenas, os golos do marroquino Ayoub El Kaabi (minuto nove) e do ucraniano Roman Yaremchuk (90+3), antigo avançado do Benfica, decidiram o duelo.
Com o terceiro lugar e o acesso à Liga dos Campeões já assegurados, o Atalanta esteve duas vezes a perder, graças ao bis de Andrea Pinamonti (37 e 58 minutos), mas acabou por conseguir a reviravolta.
Muitos adeptos do Sporting, com camisolas, cachecóis e bandeiras do clube, começaram a dirigir-se a pé para a rotunda das Portas do Raimundo, local habitual dos festejos das equipas de futebol em Évora.
A concentração fez-se, como é habitual, no Largo do Monumento, onde centenas de sportinguistas, de todas as idades, se foram juntando para festejar o bicampeonato.
Em termos de segurança, a rotunda está rodeada de elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP), incluindo membros da polícia de choque e seguranças privados.
No meio da multidão, circularam também alguns adeptos do Benfica, que empatou hoje diante do Braga (1-1), registando-se algumas provocações, mas sem nenhum incidente a registar.
Com o empate em Braga, o Benfica terminou o campeonato na segunda posição, a dois pontos do Sporting, que assegurou o bicampeonato, depois de vencer em casa o Vitória de Guimarães (e-0).
O treinador da equipa madeirense reconheceu que o início do jogo contra os Dragões não foi positivo, mas mostrou-se satisfeito com o balanço da temporada.
Com apenas dois empates no Brasileirão, o Sport é 20.º e último classificado, com apenas dois pontos, enquanto o Ceará subiu provisoriamente ao quinto posto.
No play-off de acesso à II Liga, o Paços de Ferreira vai tentar manter-se no segundo escalão, defrontando o Belenenses, que foi terceiro da fase de apuramento de campeão da Liga 3.