Maverick Viñales apanhou todos de surpresa com o segundo lugar no GP do Qatar – que se transformou em 14.º devido a penalização. E, segundo Hervé Poncharal, o seu piloto da Red Bull Tech3 tornou-se numa espécie de referência para os outros pilotos do construtor.

O francês afirmou citado pelo GPOne.com: ‘Depois de dois testes de inverno e do primeiro Grande Prémio, o número de opções técnicas já foi reduzido. Mas os quatro pilotos têm estilos de pilotagem muito diferentes. Então, os engenheiros têm de ouvir as opiniões de todos os pilotos, porque até ao GP do Qatar o Pedro Acosta era quase o líder na KTM. Todos viam como ele pilotou e ouviam o que ele dizia’.

Mas isso mudou com a prestação surpreendente de Viñales em Losail, segundo Poncharal: ‘O desempenho do Maverick em Doha tornou a presença dele mais amplamente conhecida. O Pedro respondeu muito positivamente ao desempenho do Maverick, e todos os pilotos KTM estudaram atentamente os dados, a afinação e a seleção das peças do Maverick’.

O proprietário da Tech3 frisou a importância deste trabalho colaborativo, e negou que a KTM RC16 tivesse problemas de entrega de potência ou de potência a mais – citando como exemplo a corrida que Viñales fez no GP do Qatar, deixando os rivais da Ducati impressionados.

E Poncharal disse ainda: ‘A KTM foi também veloz no Texs. Infelizmente, lá não fomos capazes de traduzir o desempenho em resultados e em pontos. Em Doha, fomos competitivos e acabámos em segundo. Mas as regras da pressão dos pneus privou-nos dos pontos. Agora temos de esperar para ver se conseguimos continuar a tendência positiva dos dois últimos Grandes Prémios em pistas como Jerez, Le Mans, Silverstone, Aragão e por aí adiante’.