A Amnistia Internacional (AI) denunciou hoje ter encontrado provas suficientes para concluir que Israel cometeu e continua a cometer genocídio contra os palestinianos na Faixa de Gaza e condenou os ataques do Hamas, em outubro de 2023.
Aproximadamente 76 milhões de pessoas foram deslocadas internamente este ano em todo o mundo, principalmente devido a "guerras, desastres naturais e violência criminal", indicou hoje o conselheiro especial da ONU para deslocamentos internos, Robert Andrew Piper.
A bolsa nova-iorquina encerrou hoje com os seus três índices emblemáticos a fecharem em níveis recorde, puxados pelos valores tecnológicos, com os investidores confiantes em nova baixa da taxa de juro pela Reserva Federal (Fed), em meados de dezembro.
O Manchester City voltou hoje aos triunfos na Liga inglesa de futebol, ao imperar ante o Nothingham Forest (3-0), de Nuno Espírito Santo, e aproveitou o deslize do Liverpool em Newcastle (3-3) para se aproximar da liderança.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje no Porto que nenhum ciclo político nos Estados Unidos da América irá abalar a relação forte com Portugal e anunciou que vai condecorar a embaixadora norte-americana.
O Grupo de Ação Conjunta contra o Racismo e a Xenofobia, que junta 81 coletivos, divulgou hoje que vai apresentar à Assembleia da República uma iniciativa para alterar o Código Penal e tornar crime todas práticas racistas e xenófobas.
A ativista moçambicana Anabela Lemos, que recebeu hoje o Right Livelihood Award, em Estocolmo, denunciou a "violência repressiva do Estado" no seu país, lamentando os muitos mortos e feridos e que a "impunidade" prevaleça face às exigências de mudança.
A futebolista Diana Silva mostrou-se hoje supersatisfeita por ter ajudado Portugal a qualificar-se para o Euro2025 feminino, ao marcar os dois golos do triunfo sobre a República Checa (2-1), na segunda mão do segundo play-off de apuramento.
Trabalhadores da Trust in News (TiN) concentraram-se hoje em Lisboa, na Praça de Luís de Camões, para exigir o pagamento dos salários em atraso e em defesa dos postos de trabalho, do jornalismo e da democracia.
A líder do partido de esquerda França Insubmissa, Mathilde Panot, pediu hoje a demissão do Presidente Emmanuel Macron, imediatamente após a aprovação da moção de censura ao Governo do primeiro-ministro Michel Barnier.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, disse hoje que a instabilidade política em França e na Alemanha são "fenómenos" e que não afetarão o funcionamento das instituições democráticas da União Europeia.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje, no Porto, à margem de uma missa em homenagem a Sá Carneiro, que a queda do Governo francês é um "sinal de como a Europa está cheia de problemas".
Mais de uma centena de artistas, do teatro à música, passando pelas artes visuais e dança, acusam o Governo de "desapego e desinteresse pelas artes performativas", na carta aberta "E a Cultura é estúpida?", hoje divulgada.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está a investigar no terreno uma doença "de origem desconhecida" que já matou 79 pessoas no oeste da República Democrática do Congo (RDCongo), numa província que faz fronteira com Angola.
O ministro da Agricultura e Pescas defendeu o consumo de vinho com moderação como elemento integrante da Dieta Mediterrânica na região Centro, cuja agenda para a sua valorização foi apresentada hoje em Coimbra.
O Governo francês, liderado por Michel Barnier, foi hoje destituído por uma moção de censura com 331 votos favoráveis da coligação de esquerda Nova Frente Popular e da extrema-direita, União Nacional.
Os Estados Unidos acusaram hoje a Rússia de "procurar sistematicamente apagar" a identidade de crianças ucranianas deportadas à força para solo russo, anunciando mais sanções para cinco autoridades envolvidas, segundo Washington, em abusos dos direitos de menores ucranianos.
O ministro da Agricultura e Pecuária brasileiro chega hoje a Angola para explorar oportunidades de negócios entre os dois países, sublinhando o Governo do Brasil que o país é um dos maiores exportadores agropecuários e dos principais "celeiros do mundo".
A Câmara de Lisboa aprovou hoje o projeto de alteração ao Regulamento Municipal do Alojamento Local para submeter a consulta pública, com propostas de PSD/CDS-PP, PS, BE, Livre e PCP, sugerindo uma redução dos rácios de contenção.
A Polícia Federal brasileira cumpriu hoje 19 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, Eusébio e Aquiraz, no estado do Ceará, e em Natal, no Rio Grande do Norte, contra suspeitos de branquear dinheiro para a máfia italiana.
O primeiro-ministro francês, Michel Barnier, avisou hoje que a "realidade difícil" que França atravessa em termos económicos "não desaparecerá com uma moção de censura", disse à Assembleia Nacional pouco antes da votação que poderá precipitar a sua demissão.
O primeiro-ministro assegurou hoje que o Governo mantém o objetivo de continuar a descer o IRC, depois de não ter conseguido baixar o imposto em dois pontos percentuais em 2025, como era a sua intenção inicial.
O Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, nomeou hoje Peter Navarro, que foi este ano detido por desacatos, para conselheiro de Comércio e o astronauta bilionário Jared Isaacman para liderar a NASA.