
A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Reguengos de Monsaraz e Mourão promoveu, no dia 15 de maio, uma sessão de esclarecimento sobre insuficiência cardíaca, no âmbito das comemorações do Mês do Coração. A iniciativa decorreu no auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, em colaboração com o Município local e com a Associação de Apoio ao Doente com Insuficiência Cardíaca.
A sessão reuniu cerca de 60 participantes, entre os quais alunos da Universidade Popular Túlio Espanca e elementos do programa Séniores a Mexer, demonstrando o envolvimento da comunidade na promoção da literacia em saúde e na prevenção das doenças cardiovasculares.
A cardiologista Maria José Rebocho, representante da Associação de Apoio ao Doente com Insuficiência Cardíaca, referiu que «são fundamentais estas atividades de promoção da saúde e prevenção de complicações das doenças crónicas para as pessoas estarem devidamente informadas».
Também a coordenadora da UCC de Reguengos de Monsaraz e Mourão, enfermeira Susana Capucho, sublinhou a importância do contacto direto com a população: «Este tipo de iniciativas permite um contacto direto com a comunidade, aproximando os serviços de saúde da população e promovendo uma maior consciencialização para os fatores de risco e sinais de alarme da insuficiência cardíaca».
A insuficiência cardíaca continua a ser uma das principais causas de hospitalização em Portugal, reforçando a necessidade de ações regulares de sensibilização para os seus sinais, sintomas e formas de prevenção.