No alto do monte do Pilar, com o Castelo de Lanhoso como pano de fundo, foi apresentada a 3.ª edição do “Assalto ao Castelo”, nome dado à prova de Urban Fit Race que vai ter lugar no dia 7 de Junho. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Frederico Castro, o Vereador do Desporto e do Turismo e Eventos, Ricardo Alves, e Alfredo Vieira, organizador do evento, participaram neste momento.

A edição deste ano, à semelhança do ano passado, vai ter uma vertente inclusiva através da participação de vários/as utentes de IPSS’s, marcando a diferença a inscrição de inúmeros/as atletas vindos das ilhas e da vizinha Espanha. A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal e da Urban Fit Race Portugal que vão criar condições adaptadas às diferentes situações de modo a que qualquer pessoa possa participar e superar os obstáculos.

 

O Presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, à margem da referida conferência referiu que “o destaque deste evento vai para o facto de estarmos já a consolidar este tipo de eventos e este evento em particular, ao longo dos últimos anos, na Póvoa de Lanhoso e a associar o nosso concelho a eventos muito diversificados, em áreas diferentes, uns com cariz gastronómico, outros com cariz histórico e, no caso deste, com cariz desportivo. Este, ” continuou, “tem a particularidade de ser muito abrangente, e de se destinar também aos mais jovens, mas não há limite de idade para participar. Esta iniciativa, passou a ter, desde o ano passado, um caráter inclusivo, e do ponto de vista da participação, passou a ter apontamentos pensados em quem tem alguma limitação quer do ponto de vista psicológico ou físico. Também na própria organização da prova foram integradas pessoas das várias instituições do concelho, que, cooperando connosco se sentem integrados e úteis, percebendo a nossa lógica de construção de comunidade completa e transversal, independentemente das suas origens, etc.

É um evento que está sempre associado a um dia em que nós fazemos uma promoção muito forte do nosso território, porque recebemos várias centenas de pessoas.” Concluiu com a afirmação de que este evento “é um momento muito importante para quem cá vive, mas também para quem nos visita, é um bom pretexto para visitar a Póvoa de Lanhoso, conjugando a prova com tudo o resto que a Póvoa de Lanhoso tem para oferecer, do ponto de vista cultural, histórico, patrimonial, gastronómico”.

Ricardo Alves, responsável pelas áreas em que a dinamização de eventos com estas caraterísticas se destaca (desporto, turismo e desenvolvimento económico), focou a sua intervenção na importância que tem para o concelho a sua realização, contribuindo para a afirmação da Póvoa de Lanhoso como um destino para desportos aventura e de natureza, aludindo à realização das provas de Triatlo e de Águas Abertas, na Barragem das Andorinhas, em Sobradelo da Goma.

Sendo este um evento agregador das dimensões desportiva, económica, cultural, turística e social que a Póvoa de Lanhoso acolhe, constitui-se como um importante motor de divulgação do concelho e do seu património, bem como da economia local. A Urban Fit Race é uma prova de obstáculos cujo percurso inclui alguns dos locais emblemáticos da Póvoa de Lanhoso.

Nesta edição do “Assalto ao Castelo” estão já inscritos/as mais de 600 participantes, mas conta-se com uma participação acima do milhar de pessoas, à semelhança das edições anteriores.

As inscrições ainda estão a decorrer, venha desafiar-se a si mesmo e conhecer a Póvoa de Lanhoso!