
A Câmara Municipal de Vila Verde acaba de ver ampliado o conjunto de serviços com certificação de qualidade, no âmbito de um plano de modernização administrativa que visa assegurar maior eficácia e eficiência na relação do Município com as pessoas e as instituições.

Os serviços do Município com certificação estendem-se às áreas da ação social e atendimento, operações urbanísticas, licenciamentos e ordenamento do território, fiscalização, divisão jurídica, recursos humanos, arquivo, manutenção, águas e saneamento.
A vereadora Michele Alves, responsável pelo pelouro municipal da modernização administrativa e gestão urbanística, explica que “o plano de gestão dos serviços municipais visa a certificação integral, com base na transparência, eficiência e modernização”.
Contextualizando a sustentação estratégica da certificação, a autarca acrescenta que este é um processo que “tem como foco central as pessoas, para corresponder da melhor forma às necessidades e expectativas dos munícipes”.
Com vista à “melhoria contínua dos serviços”, o Município de Vila Verde foi pioneiro quando há 18 anos lançou a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma NP EN ISO 9001.
Esta norma permite uma gestão mais rigorosa e transparente de todos os processos da instituição, considerando que “exige um maior envolvimento da gestão de topo e de todos os envolvidos”, desde os munícipes, agentes económicos, instituições, trabalhadores, fornecedores e comunidade, entre outros.
O processo de certificação arrancou em algumas áreas com especial impacto na qualidade de vida dos vilaverdenses, como o Atendimento ao Munícipe, Operações Urbanísticas, Águas e Saneamento (processos administrativos), Arquivo, Atividades Diversas, Recursos Humanos e Qualidade. O Sistema de Gestão da Qualidade abarca ainda os serviços de Fiscalização e Vistorias, Biblioteca, Receção, Jurídico e Sistemas de Informação.
Mais recentemente, foi aprovado um alargamento dos serviços certificados, incluindo as divisões de Ação Social, Projetos e Obras, Compras, Ordenamento do Território e Manutenção de Edifícios (Biblioteca e Câmara Municipal).
No cenário atual, em que a satisfação dos cidadãos assume um papel crucial no seio de todas as organizações, torna-se urgente a pesquisa de novos instrumentos de gestão que assegurem uma melhoria contínua e progressiva dos serviços públicos a prestar aos cidadãos, empresas e demais instituições.