O movimento que contesta o abate de sobreiros para a construção de um parque eólico em Morgavel, no concelho de Sines, recorreu para o Tribunal Central Administrativo Sul de uma providência cautelar considerada nula, foi hoje revelado.
Graças a nós, humanos, muitos dos animais mais antigos, frequentemente maiores e mais experientes da Terra estão a ser eliminados dos ecossistemas, afirmam especialistas internacionais.
A Associação Apícola de Entre Minho e Lima (APIMIL) apelou hoje às autoridades nacionais que tomem “ações concretas e bem dirigidas” contra a ameaça de invasão de uma nova vespa, mais perigosa do que a asiática.
Portugueses e espanhóis reuniram-se em Miranda do Douro para apresentar o projeto ibérico “LIFE SOS Pygargus” dotado de 11 milhões de euros para seis anos, para salvar o tartaranhão-caçador da extinção nos dois países.
A associação ambientalista Zero manifestou-se contra a proposta de alteração do PCP ao Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), que prevê a redução da taxa de gestão de resíduos (TGR) para aterro para os valores cobrados em 2020.
Muito antes de os antigos Maias construírem templos, os seus antecessores já estavam a alterar a paisagem na América Central, criando uma rede de canais utilizados para a pesca no que é hoje o Belize.
Os países ricos comprometeram-se no sábado em conceder mais fundos aos mais pobres ameaçados pelas alterações climáticas, concluindo uma conferência caótica da ONU (COP29) no Azerbaijão da qual o mundo em desenvolvimento saiu furioso.
O Governo aprovou uma despesa de 30 milhões de euros para a recolha de animais mortos em 2025 e 2026, considerando que o sistema de recolha enfrenta uma pressão adicional devido à língua azul.
A presidência azeri da COP29 divulgou o projeto final de acordo sobre financiamento climático, que triplica o contributo dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento.
A EDP anunciou hoje o financiamento de nove projetos de energia renovável em Moçambique e mais quatro países africanos, num total de 1 milhão de euros, no âmbito da 6.ª edição do Fundo 2AE (Acesso a Energia).
A maior central solar europeia da elétrica, que conta com um investimento de cerca de 115 milhões de euros, vai ter uma produção média de eletricidade de 418 GW/h por ano.
A associação de defesa do consumidor Deco exigiu a manutenção ou criação de incentivos financeiros estatais para a generalidade das pessoas poder fazer obras nas casas que as tornem mais eficientes do ponto de vista energético.
O secretário-geral do PS considerou que o acordo alcançado na COP29 "ficou aquém do que a ONU tinha identificado como necessário" e defendeu que é preciso "aumentar a ambição".
"Gostaríamos de ter visto mais ambição na vertente da mitigação, mas tal não foi possível face ao bloqueio dos países produtores de combustíveis fósseis", afirma a ministra do Ambiente.
A eurodeputada do PSD Lídia Pereira advertiu que o acordo alcançado na COP29, que prevê um financiamento de 300 mil milhões de dólares "pode ser insuficiente" e mostra "quanto ainda há por fazer".
António Guterres considera que chegar a acordo foi "essencial", mas que o texto é apenas "uma base" sobre a qual se deve elaborar no futuro. Esperava "mais ambição".
Parece-me difícil de aduzir um argumento coerente a favor de realizar a COP num país, até há pouco tempo, com uma postura isolacionista nas negociações sobre a redução do investimento em crude