A Famel é um icónico fabricante de motos português, e tem planos de crescimento. Como tal, abriu em Guimarães o Centro Avançado de Desenvolvimento e Prototipagem, num processo assessorado pelo departamento Corporate da dipe real estate.

A unidade, que está situada numa localização estratégica, ‘reflete a visão de crescimento sustentável da Famel’, tal como ‘a aposta na proximidade aos recursos logísticos da região, fornecedores e às principais vias de comunicação’.

Para apoiar os planos de crescimento, a Famel dispõe de cerca de 2,5 milhões de euros provenientes do fundo Novus, gerido pela Magnify Capital Partners, em parceria com o Banco de Fomento e investidores privados.

A empresa, fundada em 1949, lançou a sua primeira moto em 1975 (a XF-17). Atravessou um processo de falência e revitalização, e agora foca-se na inovação e sustentabilidade – enveredando pela produção de motociclos elétricos.

Joel Sousa, diretor-executivo da Famel, afirmou: ‘Esta nova fase marca um momento crucial na história da Famel. Pretendemos continuar a honrar o legado da marca, mas com os olhos postos no futuro, através da inovação e sustentabilidade. A parceria com a dipe foi fundamental para encontrar uma solução que alinhasse as nossas ambições com as necessidades estratégicas do negócio. Guimarães oferece-nos o ambiente perfeito para crescer e inovar’.

Da parte da dipe real estate, o diretor-executivo Diogo Baptista Antunes comentou: ‘Assessorar a operação que coloca uma empresa com o prestígio da Famel numa unidade tecnológica em Guimarães foi um processo desafiante. Estas instalações, com uma localização estratégica e um espaço que corresponde às suas necessidades futuras, demonstram a capacidade da dipe, através do seu departamento Corporate, de implementar e impulsionar marcas ou empresas de acordo com as suas principais exigências’.