Scott Redding revela admiração incontida pelo extraordinário talento de Casey Stoner, destacando a sua capacidade única e mentalidade destemida na pista. O britânico descreve episódios impressionantes que demonstram a abordagem implacável do australiano às corridas.

Treze anos após a sua reforma prematura, Casey Stoner continua a ser aclamado como um talento extraordinário no mundo do motociclismo. O bicampeão do mundo australiano, que marcou a sua carreira com vitórias inexplicáveis, foi alvo de elogios rasgados por parte de Scott Redding durante uma entrevista ao podcast Motorsport Republic, citado pelo Crash.

‘Ele é algo especial’, afirmou Redding sem reservas, e acrescentando: ‘Tem mais talento que os cinco melhores pilotos juntos. As coisas que o vemos fazer como espectadores, não as apreciamos como nós fazemos enquanto pilotos. Vês o Toprak fazer algo e pensas «F***» Vês o Casey fazer algo… primeiro, como? E tão consistentemente?’.

O britânico destacou particularmente a mentalidade única de Stoner face ao risco: ‘Não acredito que ele tivesse medo, não temia cair. Ele simplesmente ia, e seria o que fosse. Estava determinado a vencer. Não se importava com nada’, explicou Redding, ilustrando depois esta atitude com uma história impressionante. ‘Assinou pela KTM, acho que nos 250cc. Disseram-lhe «Vai, experimenta o motor, com calma…». Ele desceu para a via das boxes, highside! Duas voltas depois, queda! Simplesmente sem perdão. «Vou sair para ser rápido, e é isso»’.

A relação de Stoner com o perigo parecia desafiar a lógica, como Redding continuou a relatar: ‘Aquele tipo costumava sair, cair, voltar, primeira volta, tempo de referência. Acabaste de ter uma queda enorme e agora estás a ir ainda mais rápido? Pelo menos [vai mais devagar] por uma volta! Não o Casey, meu…’ Esta mentalidade invulgar e a sua capacidade de ultrapassar limites que outros não conseguiam explicam porque Stoner é considerado, por muitos, um dos maiores talentos naturais que o motociclismo já viu.