O universal Erick advertiu esta segunda-feira que a seleção portuguesa de futsal, bicampeã em título, precisa de estar ao "melhor nível" para vencer a Holanda, na ronda principal de qualificação para o Europeu de 2026.

"Já os conhecemos de os termos defrontado anteriormente, até no Euro'2022. Acima de tudo, evoluíram muito desde as vezes que os defrontámos. Procuram bolas nas costas, sabem muito bem o que fazem e temos de estar ao nosso melhor nível para conseguirmos sair com a vitória", observou Erick.

O jogador do Barcelona, de 29 anos, espera que o embate entre os líderes do Grupo 7 apresente uma equipa holandesa "mais organizada" relativamente a confrontos anteriores e uma partida substancialmente mais difícil em comparação com o primeiro jogo da fase de apuramento, com Andorra, em que Portugal goleou, por 7-2.

"Com todo o respeito por Andorra, este jogo com a Holanda será, sem dúvida, muito mais difícil e exigente. É uma equipa que esteve no Mundial, chegou até aos oitavos de final. É óbvio que é um adversário mais forte, mas temos de olhar para nós e focarmo-nos no nosso jogo", assinalou.

A equipa das quinas também foi eliminada nos oitavos de final do Mundial de 2024 - no qual defendia o título -, ao perder com o Cazaquistão, por 2-1, mas Erick encara esse revés como "um fator de motivação extra", no sentido de procurar conquistar novos troféus.

A seleção portuguesa, campeã europeia em 2018 e 2022, sob a liderança do selecionador Jorge Braz, efetua hoje uma dupla sessão de treino na Arena Portugal, antes de partir para a Póvoa de Varzim, onde defronta a Holanda na quarta-feira, em jogo com início às 20H15.

Além de Portugal, Andorra e Holanda, também a Macedónia do Norte (já derrotada pelos holandeses, por 4-0), integra o agrupamento, no qual apenas o primeiro classificado se apura diretamente, enquanto o segundo colocado terá de disputar um play-off, caso seja um dos oito melhores das 10 'poules'.

A fase final do Campeonato da Europa de 2026, que será organizado por Letónia e Lituânia, países automaticamente qualificados, realiza-se entre 18 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026.