
Parece uma maldição. O Leixões não vence em casa há sete jornadas (2-1 vs Mafra) e o Académico de Viseu não conquista um triunfo fora de portas há nove (0-2 vs Mafra)!
Com objetivos diferentes nesta altura do campeonato, as duas equipas entraram no Estádio do Mar com vontades dispares. A turma de Matosinhos quer assegurar a manutenção o mais depressa possível, enquanto os de Viseu ainda sonhavam com a subida.
Os viriatos entraram melhor numa partida que até teve um começo bastante quezilento - André Almeida saiu lesionado aos 15' -, confuso e com poucas balizas. Na primeira ameaça à área de Dani Figueira, eis o primeiro da manhã.
Luís Silva - um dos melhores do lado viseense - solicitou Yuri Araújo nas costas da defesa da casa e, depois de um corte deficiente de Henrique, o avançado brasileiro não vacilou e atirou a contar. 0-1 e o Académico por cima.
A turma de José Mota tentou reagir, mas faltou capacidade para segurar e decidir melhor no último terço. Entretanto, quem voltou a ameaçar foi a formação de Viseu. Clóvis aproveitou um erro da defesa contrária para atirar forte e de muito longe perante o olhar atento de Dani Figueira.
Na segunda metade a conversa foi outra. José Mota lançou Rafael Martins para o lugar de Ricardo valente e, em dupla com José Bica, tornaram-se no pesadelo da defensiva dos viriatos.
O relógio de Vítor Ferreira marcava 58 minutos quando Bica atirou forte de livre direto à baliza do Académico e, depois de uma defesa incompleta de Brigido, Rafael Martins igualou as contas da partida. Efeito imediato.
Até ao final do encontro o Leixões esteve por cima do encontro e ainda contou com algumas oportunidades - Henrique atirou à trave depois de uma espécie de cruzamento/remate -, mas foram os de Viseu quem tiveram a melhor chance do segundo tempo perto do apito final.
Simão Silva recebeu de Nigel Thomas (90+2'), trabalhou bem sobre Rafael Santos, mas perante Dani Figueira acabou por rematar bastante ao lado da baliza leixonense. Tudo empatado no final do encontro.
Na próxima jornada o Leixões desloca-se ao terreno do Felgueiras, enquanto o Académico de Viseu vai receber o Torreense.