A 30ª jornada da Liga Portugal Betclic tem paragem no António Coimbra da Mota! Duas semanas depois de roubar pontos ao campeão nacional, o SC Braga regressa à capital, para defrontar, desta feita, a competente formação do Estoril Praia.

Comecemos esta antevisão, então, pelo anfitrião da partida. Após um começo de ano de loucos, com seis vitórias em sete jogos, os estorilistas contam com apenas uma vitória na última meia dúzia de encontros. Contudo, o registo já não assusta, tendo em conta que a manutenção está assegurada.

No entanto, o que pode assustar Ian Cathro podem e devem ser as suspensões para o duelo do próximo sábado. Wagner Pina, Felix Bacher e João Carvalho viram o quinto amarelo em Famalicão e, por isso, estão impedidos de dar o seu contributo frente ao SC Braga.

Na antevisão, o treinador escocês - que foi expulso na jornada transata - comentou a ausência no banco de suplentes: «Estou a sofrer um bocadinho com isso, sinto-me que me tiraram do jogo por algo que só pode ter sido um grande mal-entendido. Eu acho que falo bem português e sei o que disse. Nunca minto, respeito o processo e só pode ter sido um grande mal-entendido.»

Do outro lado, o SC Braga chega na melhor fase da época: com quatro vitórias nas últimas cinco partidas, Carlos Carvalhal juntou a boa forma à nova fornada de jovens talentos que têm saído da formação bracarense.

Francisco Chissumba já assegurou um lugar pela esquerda, Gharbi tem ganho cada vez mais protagonismo, Afonso Patrão foi titular pela primeira vez na última jornada, Rúben Furtado e Diego Rodrigues têm somado minutos. Mérito para Carlos Carvalhal e para quem trabalha nas camadas jovens do clube.

Na véspera do jogo, o técnico rejeitou olhar para as posições cimeiras: «Sonho em ganhar ao Estoril. Depois vem outro [sonho e jogo] logo a seguir. O futebol é assim, cruel, esta profissão depende muito dos resultados e, com a experiência acumulada, sei que o que temos de fazer é focar-nos no próximo passo. Numa semana, tudo pode mudar e um passo em falso pode ser fatal.»

Esperam-se 90 minutos de qualidade entre dois bons emblemas do nosso campeonato, que já deram amostras da qualidade que têm. A bola começa a rolar às 18h.

Onzes Prováveis

Estoril Praia: Joel Robles, Pedro Álvaro, Kévin Boma, Fabrício Garcia, Pedro Carvalho, Vinícius Zanocelo, Jordan Holsgrove, Pedro Amaral, Rafik Guitane, Alejandro Marqués, Yanis Begraoui

SC Braga: Lukas Hornicek, Víctor Gómez, Sikou Niakaté, Paulo Oliveira, Francisco Chissumba, João Moutinho, Uros Racic, Ricardo Horta, Rodrigo Zalazar, Ismaël Gharbi, Afonso Patrão