“Hubris Vem a um Alto Custo!” – Liam Lawson Aprende da Maneira Difícil, Revela o Ex-Campeão Villeneuve!

Num revelação surpreendente, o ex-Campeão do Mundo Jacques Villeneuve lançou uma luz dura sobre a rápida queda do promissor piloto de F1, Liam Lawson! Numa avaliação brutal, afirma que a autoconfiança excessiva de Lawson foi a sua ruína após a Red Bull o ter despromovido, após um início desastroso na temporada de 2025.

Lawson, o jovem prodígio da Nova Zelândia, foi escolhido a dedo pela Red Bull para preencher o vazio deixado por Sergio Perez após a temporada de 2024. No entanto, o sonho do prodígio de competir com os grandes tornou-se um pesadelo após apenas duas corridas. A temporada de 2025 viu Lawson registar um grande e gordo zero em termos de pontos, levando à sua rápida descida para a equipa júnior Racing Bulls.

Anteriormente, Lawson tinha-se feito notar, substituindo um lesionado Daniel Ricciardo em 2023 e continuando a competir durante a temporada de 2024 após a dispensa de Ricciardo após o Grande Prémio de Singapura. As suas seis corridas de grande prémio em 2024 foram essencialmente uma audição para a equipa Red Bull de 2025.

No entanto, a audácia de Lawson estava em plena exibição durante a sua passagem pela Red Bull. Não sendo de se esquivar à controvérsia, irritou notoriamente o bicampeão do mundo Fernando Alonso e Perez, até mesmo fazendo um gesto obsceno a Perez na sua corrida em casa no México.

“Lawson entrou na F1 com um ar de arrogância,” comentou Villeneuve de forma franca. “As suas afirmações ousadas sobre como ele seria ‘incrível’, juntamente com a sua atitude, prepararam-no para esta dura realidade. Quando o desempenho não corresponde ao hype, a reação é ainda mais severa.”

Villeneuve acrescentou ainda: “Deve compreender, este é o pior desempenho de sempre num carro da Red Bull. Lawson está a pagar o preço pela sua autoconfiança excessiva. Se quer correr o risco de estar na melhor equipa, é melhor que entregue resultados ou pague um preço elevado. É assim que as coisas funcionam, e é perfeitamente justificado.”

Surpreendentemente, Villeneuve expressou algum choque com a decisão da Red Bull de despromover Lawson após apenas duas corridas. “Achei que lhe dariam pelo menos mais três corridas para se provar,” refletiu ele.

À medida que os sonhos de Lawson na Red Bull Racing chegam a um abrupto fim, ele agora tem a oportunidade de reconstruir a sua reputação com a Racing Bulls. A sua primeira corrida de regresso será o Grande Prémio do Japão em Suzuka, um circuito que ele conhece intimamente.

Demonstrando resiliência, Lawson recorreu ao Instagram para se dirigir aos seus fãs sobre a sua despromoção. “Ser piloto da Red Bull Racing foi o meu sonho desde a infância,” confessou. “É difícil, mas sou grato por tudo o que me trouxe até aqui. A todos que me apoiaram, o vosso apoio significa o mundo. Estou entusiasmado e pronto para dar o meu melhor em um dos meus circuitos favoritos.”

Entretanto, Yuki Tsunoda fará a sua estreia na Red Bull em casa, em Suzuka. A questão permanece – será que a perda de Lawson será o ganho de Tsunoda? Só o tempo dirá!