
Num surpreendente desenrolar de eventos, o principal conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, fez uma afirmação audaciosa sobre o recente sucesso da McLaren na Fórmula 1, sugerindo uma ligação direta com o seu ex-funcionário. O ressurgimento da McLaren, liderado pela constante ameaça de Max Verstappen, deixou o mundo da F1 em alvoroço com especulações.
Marko apontou que o carro da McLaren se tornou difícil de conduzir após Rob Marshall, um ex-membro da Red Bull, se juntar à equipa no início de 2024. Embora oficialmente tenha começado na McLaren em janeiro do mesmo ano, a influência de Marshall parece ter desencadeado uma transformação notável na equipa baseada em Woking, levando, em última análise, à sua primeira vitória no Campeonato de Construtores em 26 anos, em 2024.
Com a McLaren a iniciar a temporada de F1 de 2025 com duas vitórias consecutivas, tanto Lando Norris como Oscar Piastri destacaram as dificuldades em conduzir o novo carro MCL39. Traçando paralelos com os problemas de manuseio enfrentados por Verstappen nos seus recentes carros da Red Bull, o ressurgimento da McLaren após a chegada de Marshall levantou sobrancelhas em todo o paddock.
Marko enfatizou o impacto da experiência de Marshall no desempenho da McLaren, insinuando uma transferência significativa de know-how da Red Bull para a McLaren. As declarações do conselheiro austríaco surgem na sequência de uma reunião estratégica na fábrica da Red Bull para abordar as preocupações e críticas de Verstappen ao seu carro atual, o RB21.
Enquanto a Red Bull visa melhorar a estabilidade do carro em várias pistas, temperaturas e compostos de pneus, Marko reconheceu que meras atualizações podem não ser suficientes. A equipa está a esforçar-se por um desempenho de carro mais consistente, um objetivo que eles estão confiantes em alcançar, apesar dos desafios que se apresentam.
Numa série de saídas chave da Red Bull, Marshall foi seguido por figuras renomadas como Adrian Newey e Jonathan Wheatley, que assumiram papéis cruciais na Aston Martin e na Audi F1. A McLaren também reforçou a sua equipa ao adquirir o chefe de estratégia da Red Bull, Will Courtenay, como o seu novo diretor desportivo, aguardando a conclusão das suas obrigações contratuais com a Red Bull.
A decisão de Marshall de mudar-se para a McLaren foi impulsionada pelo desejo de novos desafios e crescimento fora dos limites familiares da Red Bull. Refletindo sobre a sua saída, Marshall expressou satisfação na sua mudança e destacou a transição suave para a McLaren, onde está a desfrutar das novas oportunidades e experiências.
À medida que a temporada de F1 se desenrola com o ressurgimento da McLaren sob os holofotes, a alegada “conexão” com a Red Bull através da influência de Marshall continua a suscitar intriga e debate dentro da comunidade do automobilismo.