O pastel de Belém volta a ser eleito o melhor produto de pastelaria. O TasteAtlas, um guia online de comida tradicional à volta do mundo, elegeu os 100 melhores em todo o mundo e o bolo português conquistou o primeiro lugar.
O pastel de Belém obteve uma classificação de 4,7 estrelas numa escala de 1 a 5. E não se confunda este bolo com o pastel de nata normal.
“Só os pastéis f eitos na Fábrica Pastéis de Belém podem ser chamados de pasteis de Belém, enquanto todos os outros, produzidos por outras pastelarias , são chamados pastéis de nata”, sublinha o TasteAtlas .
É, portanto, feita distinção entre os pastéis que têm mesmo origem na fabrica de Belém, e os restantes, que se encontram pela maioria das pastelarias por esse Portugal fora – mas que (nada se tema) também não se ficam muito atrás, não fossem eles os merecedores do segundo lugar da tabela. Conseguiram, neste top, uma classificação de 4,6 estrelas.
“O recheio não deve ser demasiado doce nem deve ter sabores de limão ou baunilha. Em vez disso, os pastéis devem ser polvilhados com canela e, idealmente, virem a acompanhados por uma chávena de café”, diz o TasteAtlas, que recomenda, por exemplo, os da Manteigaria, da Fábrica da Nata, da pastelaria Aloma, ou da Confeitaria Nacional.
O top repete, assim, as escolhas do ano passado, uma vez que, já em 2023, o pastel de Belém e o pastel de nata tinham sido eleitos, respetivamente, a melhor e a segunda melhor iguarias.
Bola de Berlim e malassada também no top
Estas iguarias portuguesas ficam à frente de bolos icónicos, como o croissant francês (que surge apenas em sexto lugar, com uma pontuação de 4,5 estrelas) ou o donut, original da Polónia (que fica em sétimo lugar, também com 4,5 estrelas).
Este ano, o pódio é fechado pelo karipap, original da Malásia, que consiste num pastel de massa frita ou assada, recheada com caril de frango e batata.
A presença de Portugal na tabela não se resume, contudo, aos pastéis. Há ainda mais dois bolos portugueses na lista: a bola de Berlim (que aparece na 54.º posição, com 4,3 estrelas) e as açorianas malassadas (em 93.º, com 4,2 estrelas).
Os rankings do TasteAtlas, explica o guia, são feitos com base nas classificações dadas pelos utilizadores da plataforma online. Para a escolha dos 100 melhores produtos de pastelaria, deste ano, foram validados 25.737 votos.