
Rui Fonseca e Castro, ex-juiz e líder do Ergue-te, e Mário Machado, líder do grupo1143 foram libertados esta sexta-feira à noite, depois de terem sido detidos pela PSP durante a tarde em ações da extrema-direita não autorizadas, no Rossio, em Lisboa. Vão ser notificados para se apresentarem na segunda-feira no Campus de Justiça.
Saíram juntos, já depois das 22:30. À saída, só o ex-juiz falou, afirmando que era um "detido político" e culpando a polícia pela violência. Foram dois dos três detidos em confrontos com a polícia e, mais tarde, com manifestantes antifascistas.
Mário Machado, líder do grupo1143, um dos apoiantes da manifestação, foi detido quando apoiantes da extrema-direita se envolveram em confrontos com manifestantes antifascistas. Vai ser presente a juiz na segunda-feira, adiantou o advogado, José Manuel Castro, que se mostrou surpreendido com a detenção em pleno 25 de Abril.
Já antes, Rui Fonseca e Castro tinha sido detido, após os radicais entrarem em confronto com a PSP, numa manifestação não autorizada.
Os ultranacionalistas estão indiciados de resistência, coação a funcionário, desobediência e ameaça a jornalistas. Uma vez que se tratam de crimes inferiores a cinco anos de prisão, não precisam de ficar na esquadra a aguardar serem presentes a juiz.
Apresentam-se segunda-feira às autoridades
As três pessoas detidas esta sexta-feira, em Lisboa, em confrontos entre membros de grupos de extrema-direita e manifestantes antifascistas, vão ser notificadas para se apresentarem na segunda-feira no Campus de Justiça, revela a PSP.
"Depois de cumpridos os formalismos legais das detenções, os sujeitos detidos serão notificados para se apresentarem voluntariamente junto da Autoridade Judiciária competente, pelas 10:00 da próxima segunda-feira, no Campus da Justiça, em Lisboa", referiu a PSP, em comunicado.
Três pessoas foram detidas e quatro identificadas, esta sexta-feira, em ações de extrema-direita não autorizadas. Mas mais poderão vir a ser, uma vez que as autoridades estão a "analisar as imagens recolhidas" pela comunicação social.
Dois polícias ficaram feridos, com algumas escoriações.