O túmulo do Papa Francisco pode ser visitado na Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, a partir deste domingo. Está localizado numa das naves laterais, entre a Capela Paulina (também conhecida como Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza, junto ao Altar de São Francisco.

O túmulo é simples, como o próprio Papa desejava. Foi construído com pedra da Ligúria, região italiana de onde eram os seus avós. Na lápide pode ler-se apenas a inscrição "Franciscus" e vê-se uma reprodução da cruz que o Papa usava.

Após as cerimónias fúnebres na Praça de São Pedro, o caixão de Francisco foi levado até à Basílica de Santa Maria Maior. O momento do enterro decorreu em privado, tal como o Papa desejava. A transmissão televisiva em direto terminou à entrada da basílica.

O túmulo do Sumo Pontífice poderá ser visitado a partir de amanhã, domingo.

O Papa Franciscomorreu na segunda-feira aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral. Mais de 250 mil pessoas estiveram presentes no funeral do Santo Padre, este sábado, em Roma, entre eles chefes de Estado de todo o mundo.

Nos próximos dias, o Vaticano anunciará a data de início do conclave. A reunião secreta de cardeais dificilmente terá início antes de 6 de maio.