Os 'colchoneros' são terceiros, com 63 pontos, menos três do que o Real Madrid, que recebe no domingo o Athletic Bilbau, e menos 10 face ao FC Barcelona, ficando mais longe do sonho do título em Espanha.
Tal como Sérgio Oliveira, João Silva foi titular na formação de Recife, enquanto Gonçalo Paciência foi lançado no jogo da quinta ronda do Brasileirão aos 55 minutos.
Quatro golos de Lucas Honório, que já tinha marcado cinco na derrota por 8-5 frente aos espanhóis na fase de grupos, permitiram a Portugal levar a decisão do jogo.
No Villa Park, em Birmingham, ainda não estava completado o primeiro minuto do encontro e o ponta de lança Ollie Watkins, servido pelo belga Youri Tielemans, já tinha colocado os ‘villans’ na frente do marcador.
As duas equipas estabeleceram um novo recorde na Bundesliga, com o maior número de golos marcados numa primeira parte, suplantando os sete na goleada do Eintracht Frankfurt sobre o Bayer Leverkusen (6-1), em 2019.
Para chegar à final, a campeã mundial júnior de 2023 afastou a compatriota Teresa Bonvalot (15,97 contra 10,17), pentacampeã nacional que tinha conquistado o campeonato na Caparica em três ocasiões (2021, 2022 e 2024).
Gonçalo Ramos foi o único português no 'onze' titular e os compatriotas Vitinha, Nuno Mendes e João Neves iniciaram o jogo no banco, tendo sido lançados pelo treinador espanhol Luís Enrique na segunda parte, já com o resultado em 2-1.