A justiça francesa já condenou políticos de todos os quadrantes. Já deu provas da sua independência sistémica no julgamento de casos mediáticos e evidentemente políticos.
Não encontro a referência a Michael Koolhaas, mas encontro uma observação de Walser que se lhe aplica como uma luva: «O caminho direito conduz muitas vezes à injustiça, e o caminho injusto ao direito».
Os empresários americanos querem aumentar a proteção de invenções relacionadas com software e modelos de negócio e o reforço da segurança jurídica para os inventores.
Opinião de Luis Rasquilha, CEO do Ecossistema Inova. Board Member/Non Executive Diretor (NED) da Mercur e da NTT Data Brasil. Advisor na AMARNA VIDA (Irlanda). Conselheiro da Diáspora Portuguesa. Professor convidado na FIA, FDC, Hospital Albert Einstein e ESALQ/USP. Colunista do MIT Sloan Review Bra
O mundo em que vivemos opera inevitavelmente a uma velocidade vertiginosa, exigindo, tanto às pessoas como às empresas, a tomada de decisões rápidas e eficazes. No caso das empresas, a capacidade para analisar grandes volumes de dados – o novo petróleo da era digital – tornou-se crucial para a sua c
A ascensão da inteligência artificial (IA) trouxe benefícios significativos para a sociedade, mas também desafios éticos profundos. Entre os principais dilemas éticos, evidenciam-se as questões relacionadas com a vigilância e o abuso de poder, armas autónomas e a falta da componente humana, a acessi
O Campeonato do Mundo de ralis, para muitos a maior expressão do desporto automóvel, culminou em 1983 com o Grupo B – incomparável no espetáculo mas vítima desse próprio espetáculo.
Sempre fui crítico da proliferação de publicidade no espaço público, que surge um pouco por todo o lado, com particular incidência nas zonas urbanas. E continuarei a sê-lo. Entendo-a como invasora e agressiva. Um tremendo desperdício de recursos e geradora de poluição visual. Dificulta a fruição e f
Portugal e Espanha têm a oportunidade de mostrar à Europa e ao mundo que a conservação da natureza através da cooperação é possível. Mas, para isso, é necessário mais do que discursos e protocolos.
Em 2025, os ataques de 'phishing' continuam a crescer. O objetivo é sempre o mesmo: levar o cidadão a clicar num link malicioso, a revelar dados bancários ou a entregar as suas credenciais de acesso. Por isso, durante o período do IRS, proteja-se.
Tanta gente que vai uma vida inteira de férias para o mesmo local, para a mesma praia, que, ano após ano, frequenta os mesmos restaurantes, que toma todos os dias o mesmo pequeno-almoço… Eu adoro variar.
O «não é não» tem de ser ultrapassado, desde logo, em virtude do potencial de ingovernabilidade que traz consigo. Mas tem também de sê-lo, além das suas inevitáveis consequências, por causa do princípio errado de que parte como pressuposto.
Os ilícitos devem ser julgados e condenados, mas mais parece uma moda, quando alguém se torna politicamente incómodo, acabar invariavelmente perseguido, acusado e condenado. Trata-se de uma coincidência recorrente que merece ser questionada.
Precisamos de mais investidoras, empreendedoras e, principalmente, apoio àqueles projetos que tratam de temas considerados "tabus", mas cruciais para a evolução da sociedade, como a saúde sexual.
O reembolso de IRS é um acerto de contas entre o Estado e o contribuinte, não é um aumento nem uma redução de impostos. Em vez disso, deveria discutir-se a política fiscal e os efeitos económicos.
Opinião de Maria João Guedes, Professora do ISEG, Lisbon School of Economics and Management e Coordenadora do POWER (Portuguese Women’s Equality Observatory)