Gavião Peixoto, Brasil
11 de Julho de 2025

Primeiro A-29N “Super Tucano” do contrato de até 12 unidades previstas para Força Aérea Portuguesa (FAP), em voo inaugural de teste do fabricante Embraer em Gavião Peixoto, Brasil, ao início da tarde de 11 de Julho de 2025. Opera aqui com a matrícula PT-CXA, sendo PT um prefixo de matrícula de nacionalidade brasileira, e o CXA a identificação atribuída à aeronave no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro). Podemos observar as duas metralhadoras pesadas M2, calibre 12.7×99 NATO, instaladas, uma em cada asa. Este primeiro voo decorreu, em paralelo, com formação aérea de parelha, e entrega da terceira aeronave KC-390 destinada à FAP.

 

Desenhado e produzido pela brasileira Embraer, ao serviço desde 2003 e com mais de 260 unidades entregues, o A-29 “Super Tucano” é uma aeronave turbo-hélice de instrução, reconhecimento e ataque táctico ligeiro, em uso por 16 forças aéreas em 3 continentes, incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB), com 99 unidades entregues até 2012, e a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

No seu histórico em contexto de combate o “Super Tucano” foi usado, entre outros, desde 2008 pela Força Aérea da Colômbia em diversas missões de reconhecimento armado e ataque ao solo com bombas guiadas contra objectivos das FARC (“Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia”); desde Abril de 2021 pela Força Aérea da Nigéria em reconhecimento armado e ataques ao solo, no contexto continuado da Operação “Hadin Kai”, na sua luta contra o movimento extremista Boko Haram; bem como pela Força Aérea Brasileira, no contexto Amazónico, na luta contra o crime organizado, compreendendo intercepção de aeronaves envolvidas en operações de narco-tráfico e o reconhecimento armado e ataque ao solo com bombas para a destruição de pistas ilegais envolvidas em operações ilegais de extracção de ouro.

O A-29 “Super Tucano” é uma aeronave bilugar (com variante monolugar), com 11,38 metros de comprimento, uma envergadura de asa de 11,13 metros, com um peso em vazio de 3,2 toneladas e um peso máximo à descolagem de 5,4 toneladas. Propulsionado por um motor Pratt & Whitney Canada PT6A-68C, de 1 604 hp, sustenta uma velocidade máxima de 590 km/h (em cruzeiro de 520 km/h) com um alcance operacional de 1 330 km (ou 550 km em combate) e de até 2 855 km em trânsito. Armado com duas metralhadoras pesadas calibre 12.7mm (uma em cada asa, com 250 munições cada), pode receber um canhão de 20mm em “pod” sob a fuselagem, e, no total de 5 de pontos de fixação, receber diferentes combinações de foguetes, bombas (guiadas) e mísseis. Pode receber diferentes conjuntos de equipamento de auto-protecção, sensores electro-ópticos, plataformas de navegação e comunicação. A variante A-29N incorpora a arquitectura de comunicações, sensores e sistemas digitais dos standard NATO para garantir a sua operação com as diferentes plataformas de instrução e operação – compreendendo as equipas operacionais de controlo aéreo táctico (“Joint Terminal Attack Controller”, JTAC).

No decurso do certame “Latin America Aero & Defence” (LAAD), no Rio de Janeiro, Brasil, a 12 de Abril de 2023, o fabricante brasileiro Embraer anunciou o lançamento da variante configuração NATO do “Super Tucano” que recebeu, em conformidade, a nova designação A-29N (N de NATO). O Ministro da Defesa do Brasil, José Múcio Monteiro Filho, confirmou em Lisboa, a 21 de Abril de 2023, que a fase de produção final do A-29N terá lugar em Portugal, em parceria com a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal. O Estado Português, através da idD Portugal Defence, é accionista de 35% da OGMA, sendo os restantes 65% detidos pela Embraer. A 24 de Abril de 2023 foi assinado, na presença do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e do Primeiro Ministro de Portugal, António Luís Santos da Costa, este acordo formal nas instalações da OGMA em Alverca.

O Conselho de Ministros do XXIV Governo Constitucional da República Portuguesa, reunido no dia 12 de Dezembro de 2024, na Residência Oficial do Primeiro-Ministro, Luís Filipe Montenegro Cardoso de Morais Esteves, no Palacete de São Bento, em Lisboa, aprovou uma resolução com vista à aquisição, à Embraer, S.A, de 12 aeronaves A-29(N) Super Tucano, respectivo simulador de voo e bens e serviços de sustentação logística, num valor de 200 milhões de Euros.

Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”