
Entre os dias 26 de julho e 13 de agosto de 2024, um grupo de 35 jovens voluntários da associação Just a Change está a reabilitar quatro casas no concelho de Odemira, numa iniciativa que conta com o apoio do Município.
Os voluntários dividem-se em equipas de trabalho que, ao longo das duas semanas, promovem pequenas reparações, pinturas e a melhoria geral dos espaços, nas quatro casas localizadas nas Freguesias de Longueira/Almograve, São Luís, São Salvador e Santa Maria, e São Teotónio. Seguindo o lema “Reabilitamos Casas, Reconstruímos Vidas!”, os voluntários semeiam alegria e esperança entre as famílias beneficiadas. As habitações foram selecionadas com base em sinalizações de várias entidades com intervenção social no território de Odemira, que identificaram agregados familiares em situações económicas desfavorecidas e que cumpriam os critérios do projeto da Just a Change.
A Vereadora da Câmara Municipal de Odemira, Isabel Palma, visitou as casas intervencionadas e a equipa de voluntários, acompanhada por técnicos da Divisão de Inovação Social.
A ação é fruto de um protocolo entre o Município de Odemira e a Associação Just a Change, com um apoio municipal no valor de 28 mil euros. Este é o terceiro ano consecutivo que Odemira acolhe a iniciativa, que este ano conta com a colaboração das Juntas de Freguesia de Longueira/Almograve, São Salvador e Santa Maria, São Luís, Casa do Povo de São Luís, Agrupamento de Escolas de São Teotónio, Grupo Desportivo Renascente e Santa Casa da Misericórdia de Odemira.
Desde 2010, a Just a Change já realizou mais de 450 intervenções, reabilitando mais de 350 casas de famílias e mais de 100 instituições sociais em cerca de 30 municípios. Estas ações geraram impacto em mais de 15.250 beneficiários e envolveram mais de 13.500 jovens voluntários universitários. Durante os meses de verão, os campos da Just a Change espalham-se pelo país, criando impacto social significativo nas comunidades locais.