
O festival literário Escritaria 2024, em Penafiel, encerrou com sucesso, homenageando o poeta, músico e artista visual brasileiro Arnaldo Antunes. Durante a semana, Penafiel viveu intensamente o evento, que se destacou pelo seu caráter multidisciplinar e pela forte presença de artistas renomados como Marisa Monte e Adriana Calcanhoto. Antunes, conhecido pelo seu trabalho poético e musical, proporcionou momentos únicos, incluindo uma conversa-concerto com Marisa Monte, onde relembraram os tempos do projeto Tribalistas.
O festival também ofereceu exposições, debates e oficinas, incluindo a antologia “Quase tudos”, uma coletânea da obra poética de Antunes, e a inauguração do “Bosque do Escritaria”, um espaço permanente no Jardim do Sameiro com bustos dos autores homenageados ao longo das edições.

Para Penafiel, o Escritaria tornou-se um símbolo de cultura e celebração da língua portuguesa, reforçando a cidade como destino cultural. Este ano, o evento ganhou nova vida com atividades no Ponto C – Cultura e Criatividade, recém-inaugurado, consolidando Penafiel como um espaço de acolhimento e reflexão sobre a literatura e arte contemporânea.
Fotografias: Escritaria / Muncípio de Penafiel