O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, reagiu às declarações do presidente da Associação de Futebol de Évora (AFE), António Pereira, que responsabilizou o município pela suspensão do projeto da futura academia de futebol, prevista para os terrenos adjacentes ao novo estádio do Juventude Sport Clube.

Em declarações, Carlos Pinto de Sá afirmou que existia um acordo inicial com a AFE e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para a criação da infraestrutura, com um financiamento partilhado em partes iguais: «600 mil euros do município e 600 mil euros da Associação de Futebol de Évora, com o apoio da Federação». O investimento total previsto seria de 1,2 milhões de euros.

Contudo, segundo o autarca, após a elaboração dos projetos, o custo estimado da obra ultrapassou os dois milhões de euros. «Aquilo que fizemos foi questionar a Associação e a Federação Portuguesa de Futebol: ‘Sendo este o valor, vocês vão participar com os 50%?’ Disseram-nos que não, que só participavam com os 600 mil euros. Ou seja, a Câmara teria que suportar todo o outro valor. Este não era o acordo inicial e, por isso, naturalmente, este acordo foi suspenso», esclareceu.

Carlos Pinto de Sá contestou ainda as declarações de António Pereira, que acusou o município de não apostar no desporto, remetendo para declarações públicas anteriores do próprio dirigente associativo. «Ele dizia exatamente o contrário, ou seja, que estava a ser feita uma aposta muito grande no desporto e no futebol no concelho de Évora», afirmou o presidente da autarquia.

O autarca destacou os investimentos em curso, nomeadamente a construção do campo de futebol do Juventude e do Complexo Desportivo do Lusitano, este último com apoio significativo do município. Sublinhou também o apoio municipal a outras modalidades e o crescimento do número de atletas federados em diversas áreas.

Carlos Pinto de Sá considerou ainda «ridicula» a afirmação de que o município não aposta no desporto e optou por não comentar a referência feita por António Pereira ao investimento em unidades hospitalares.