O Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, assinou na manhã de ontem, 11 de junho de 2024, um contrato para a construção de habitação acessível. A cerimónia decorreu na CCDR Alentejo, em Évora, e contou com a presença dos Ministros Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e das Infraestruturas e Habitação, Manuel Pinto Luz.

Este contrato insere-se no âmbito do plano “Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação”, uma iniciativa que visa proporcionar habitação acessível à população com menos recursos. Os termos de responsabilidade foram assinados por 24 presidentes de câmara do Alentejo, cujos municípios se candidataram e foram selecionados para este programa.

Vítor Proença destacou a importância deste acordo, afirmando que “permitem financiar os 30 fogos novos que vamos construir no Bairro de São João, em terreno municipal, e que servirão para alojar famílias carenciadas do Município”. Este projeto representa um investimento de mais de 3,5 milhões de euros, acrescidos de IVA, para a autarquia.

Manuel Castro Almeida sublinhou o empenho do Governo em acelerar este processo e apelou à celeridade dos autarcas para alcançar as metas estabelecidas. Manuel Pinto Luz reforçou a necessidade de garantir habitação para proporcionar um futuro melhor às gerações vindouras, destacando que “a habitação é necessária para garantirmos um mundo melhor aos nossos filhos e aos nossos netos, melhor do que aquele que recebemos dos nossos pais e avós”.