Será difícil ainda não se ter cruzado, nas ruas de Oliveira de Azeméis, por uma ação de promoção desta clínica, que incentiva a prevenção da Saúde Oral através da valorização de cuidados como a destartarização. A OralMed quer contribuir para a democratização dentária no país: “Esta é uma forma de contribuirmos para combater um bocadinho a precariedade da saúde oral em Portugal”, afirma Carla Marques, coordenadora da clínica de Oliveira de Azeméis desde 2024.
Com esta consulta gratuita, a OralMed proporciona a cada paciente a oportunidade de saber com precisão a realidade da sua saúde oral. “Esta consulta de rastreio oferece a oportunidade a toda a gente de vir cá e ficar a saber aquilo que tem. No fundo, defendemos que o acesso à Saúde Oral não deve ser um luxo, mas sim um direito de todos os Pacientes”, diz coordenadora.
Na consulta de rastreio os pacientes fazem uma “ortopantomografia em 2D” de forma a que seja possível “visualizar a boca e todos os dentes para poder identificar precocemente alguma infeção que ainda esteja silenciosa, ou [alguma] cárie entres os dentes”. Todo o processo é acompanhado pelo paciente: “Mostramos tudo através de uma câmara intraoral de forma a que o paciente consiga acompanhar o discurso do médico”, explica Carla Marques.
No final de toda a avaliação é atribuído um gestor de paciente que a partir de cada realidade traça um plano individualizado de tratamento: “É disponibilizado desde logo um orçamento total para os tratamentos que o paciente precisa”, esclarece a coordenadora da clínica oliveirense. A OralMed trabalha também nas áreas da implantologia e ortodontia, com cada médico especializado na sua área. “Este é um dos aspetos que nos caracteriza e nos diferencia. Cada médico trabalha apenas segundo a sua especialidade”.
A colocação de próteses fixas e removíveis é também um serviço disponibilizado. Com a mais recente inovação, cada cliente pode substituir a prótese removível por uma prótese fixa imediata.