
O autor natural de São Martinho da Gândara, João Manuel Ribeiro, inaugurou, na sexta-feira 23 de maio, a série de sessões "Um escritor apresenta-se..." inserida na I Feira do Livro Ferreira de Castro.
O final de tarde de sexta-feira, 23 de maio, marcou o arranque das sessões com autores na I Feira do Livro Ferreira de Castro, que se realizou até domingo junto à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. João Manuel Ribeiro, autor e fundador da editora Trinta Por Uma Linha, foi o convidado para uma conversa que animou os presentes por uma hora.
Foram vários os temas abordados, desde do processo criativo, bastidores da indústria e da relação entre um autor e um editor até à história de como começou a sua editora por acaso, fruto de nenhuma preparação que João Manuel Ribeiro faz questão que aconteça: “Eu nestas sessões gosto muito de falar com o coração. Aquilo que vier, eu partilho. A editora já tem 18 anos, eu também já ando cá há alguns anos valentes e, portanto, é muito mais fácil e interessante para as pessoas que a conversa seja fluida e que vá correndo.
Em conversa com o Correio de Azeméis, o autor abordou também o quão importante é incluir o nome de Ferreira de Castro na Feira do Livro. “O Ferreira de Castro é um escritor que não podemos deixar morrer, temos de lhe dar vida e a melhor forma de o fazer é, naturalmente em primeiro lugar, ler, mas também ir publicando ao longo do tempo a sua obra. E até porventura fazendo alguns exercícios ou de comparação ou de articulação com a sua obra”, começou por explicar João Manuel Ribeiro que aproveitou parta levantar um pouco do véu de um trabalho que está a preparar, “Estou a escrever um livro para crianças que se vai chamar “O Gato de Ferreira de Castro”, que é um livro em que procuro contar a biografia da infância do Ferreira de Castro, desde o nascimento até aos 12 anos de idade. E, portanto, nós não podemos deixar morrer os nossos maiores, porque nós quando perdemos a memória do passado, tendemos a não ter futuro”.
João Manuel Ribeiro conta com mais de 60 livros publicados de literatura infantil e juvenil, repartidos entre poesia e narrativa.
