© Município de Montemor-o-Novo

No âmbito da Comemoração do Dia Internacional dos Arquivos, o Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo inaugurou, no dia 6 de junho, a exposição “PHONLAB: Repensar os centros e periferias científicas do século XX”. A mostra contou com uma visita guiada pelo investigador da Universidade de Évora, Quintino Lopes, autor do projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O projeto “PHONLAB” visa recuperar a importância histórica e científica do Laboratório de Fonética Experimental da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), que funcionou de 1936 a 1979. Este laboratório foi considerado, na metade do século XX, o mais avançado da Europa na sua área, atraindo cientistas de instituições prestigiadas como Harvard, Cambridge e Sorbonne. O fundador e diretor do laboratório, Armando de Lacerda (1902-1984), foi recentemente homenageado pela Real Academia das Ciências da Suécia, destacando a sua relevância internacional.

A exposição estará aberta ao público até 28 de junho, oferecendo uma oportunidade única de conhecer o legado de Armando Lacerda e o impacto do seu trabalho na fonética experimental.