
Os eleitores recenseados em Portugal que desejem votar mais cedo nas eleições legislativas marcadas para o próximo dia 18 de maio podem, a partir deste sábado, 4 de maio, inscrever-se para o voto antecipado. O prazo para inscrição termina na próxima quinta-feira, 8 de maio.
De acordo com a informação disponibilizada no site da Comissão Nacional de Eleições (CNE), o voto antecipado em mobilidade irá decorrer no dia 11 de maio, exatamente uma semana antes do ato eleitoral.
O eleitor pode escolher qualquer município do território nacional — seja no continente ou nas regiões autónomas dos Açores e Madeira — para exercer o seu voto antecipado. No entanto, é obrigatório que se identifique no momento da votação com o documento de identificação civil e indique a freguesia onde está recenseado.
A inscrição para o voto antecipado pode ser feita online, através do site oficial www.votoantecipado.pt, ou por via postal, enviando os dados para:
Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna
Praça do Comércio, Ala Oriental,
1149-015 Lisboa
Os dados necessários para a inscrição são:
- Nome completo
- Data de nascimento
- Número de identificação civil
- Morada
- Município onde pretende votar antecipadamente
- Endereço de correio eletrónico
- Contacto telefónico
No dia 11 de maio, o eleitor deverá apresentar-se na mesa de voto que escolheu no ato de inscrição, portando o documento de identificação civil e indicando a freguesia onde se encontra recenseado.
Caso o eleitor se inscreva para o voto antecipado em mobilidade mas, por algum motivo, não consiga votar nessa data, poderá ainda exercer o seu direito de voto no dia oficial das eleições, 18 de maio, na assembleia ou sessão de voto correspondente à sua inscrição no recenseamento eleitoral.