
No dia 1 de maio, na freguesia das àguas Livres, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, procedeu à detenção de um homem com 33 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de furto em interior de viatura.
Após receberem notícia de um furto em curso no interior de viatura, os polícias deslocaram-se de imediato ao local, iniciando diligências para identificar o suspeito com base na descrição da vistimenta previamente divulgado.
Pouco depois, localizaram um indivíduo cujas características coincidiam com as informações recebidas, enquanto remexia o interior da viatura, contactando o proprietário e informado do sucedido, este desejou procedimento criminal, tendo o suspeito sido detido de imediato.
Ao consultar as bases de dados policiais, verificou-se que o detido possui um extenso historico de crimes contra a propriedade, bem como registos relacionados com estupefacientes.
Já conhecido pelas autoridades pela prática deste tipo de ilícitos, foi imediatamente presente a Autoridade Judiciária, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.
A PSP reafirma a sua determinação em atuar com firmeza contra estas práticas criminosas e apela à colaboração dos cidadãos na denúncia de atividades ilícitas.
No dia seguinte, 2 de maio, também em Lisboa, mas desta vez na freguesia de Santa Clara, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª. Divisão Policial, procedeu à detenção de um homem com 26 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
Na deslocação a uma ocorrência de ruído na via pública, os polícias, ao chegarem ao local da ocorrência, visualizaram dois dos indivíduos do grupo a adotarem um comportamento suspeito e um deles arremessou um objeto para o chão, junto a um caixote do lixo. Entretanto, o suspeito entrou num estabelecimento comercial onde foi encontrado, pelos polícias , junto a umas caixas que continham no seu interior haxixe e cocaína.
O objeto que o indivíduo havia atirado para o solo, foi posteriormente recuperado e verificou-se que se tratava de uma navalha com vestígios de estupefaciente.
Ao ser revistado, encontraram em um dos suspeitos, 306,60 euros em numerário, que foram apreendidos, assim como 7,10 doses individuais de cocaína, 11,36 doses individuais de haxixe e uma navalha.
O detido recolheu às salas de detenção do COMETLIS e fim de ser presente a Autoridade Judiciária, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de aplicação de Termo de Identidade e Residência.
Foi no dia 3 de maio, em Alvalade, que o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2.ª Divisão Policial, procedeu à detenção de um homem de 45 anos, por ser suspeito da prática do crime de roubo com ameaça de arma de fogo, numa farmácia.
Os policiais receberam um alerta, de que estva a decorrer, um roubo a uma farmácia, e deslocaram-se de imediato ao local onde visualizaram dois indivíduos a reter o suspeito.
Na sequência dos gritos de socorro da vítima, dois transeuntes encetaram perseguição ao suspeito, tendo conseguido intercetá-lo e imobiliza-lo até à chegada da PSP.
Ainda no local da ocorrência, foi apreendida uma réplica de arma de fogo que o suspeito tinha utilizado para coagir as funcionárias da farmácia e roubar o dinheiro da caixa registadora.
O suspeito encontrava-se ainda munido de máscaras e várias trajes diferentes, possivelmente para utilizar na sua fuga, tentando assim ludibriar os meios policiais, material que foi apreendido.
O detido recolheu às salas de detenção do COMETLIS a fim de ser presente a primeiro interrogatório judicial, tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Também foi na Amadora, porém desta vez já no dia 4 d e maio, em que e Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, na freguesia da Encosta do Sol, pelas 16h40, procedeu à detenção de um homem com 43 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de violência doméstica.
O suspeito envolveu-se numa discussão com a vítima, mãe dos seus filhos, após ter solicitado que as crianças estivessem prontas para este as recolher na residência da vítima.
Ao chegar, constatou que as crianças ainda não estavam prontas para sair, o que motivou o desentendimento e, na sequência da discussão, o suspeito desferiu vários murros e bofetadas na face da mulher, tendo ainda impedido o filho menor de sair da habitação, para procurar ajuda, dando-lhe um forte empurrão.
Na posse de informação recolhida junto de testemunhas no local, foi possível deter o indivíduo numa rua proxima, apenas alguns minutos após o sucedido.
Segundo foi possível apurar em termos probatórios, este suspeito já havia agredido a mesma vítima há cerca de um ano, numa ocorrência em que a PSP também foi acionada.
O homem recolheu às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa, tendo sido presente a primeiro interrogatório judicial na manhã do dia seguinte, ficando sujeito a Termo de Identidade e Residência.
A PSP reafirma que não hesitará no combate ao crime de violência doméstica, atuando de forma diligente e eficaz, a fim de garantir a proteção das vítimas e punição dos agressores.