A Diocese de Setúbal assinalou esta quarta-feira, 16 de julho, meio século de existência com um importante anúncio de reestruturação pastoral, divulgando um conjunto alargado de nomeações, dispensas e mudanças no clero que terão efeitos em várias paróquias do distrito.

Entre as principais alterações, o Padre Casimiro Abreu deixa a Paróquia de São Sebastião e assume agora as de Costa da Caparica e Trafaria, enquanto o Padre Marco Belchior passa a liderar a Paróquia de Santo André, no Barreiro, sendo dispensado da Trafaria.

No concelho de Sesimbra, o Padre António Estevão deixa o Seixal e assume a Quinta do Conde, sendo o Padre Abraão Kasisa nomeado para o Seixal, acumulando funções anteriores. Já o Padre Francisco Mendes regressa a São Sebastião, acumulando funções na quase paróquia do Coração de Maria e na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco.

Em paralelo, sete padres foram destacados como vigários paroquiais, com a missão de auxiliar pastoralmente as comunidades e conciliar funções com estudos universitários, em articulação com dioceses africanas como Lubango (Angola) e Tete (Moçambique).

Nos serviços da diocese, o Padre Fernando Alves é o novo Vigário Episcopal do Clero e da Vida Consagrada, enquanto o Padre José Cachaço passa a acompanhar os Convívios Fraternos.

Houve ainda lugar a dispensas honrosas, com destaque para o Padre António Pires, que deixa a liderança da Costa da Caparica após décadas de serviço, e os Padres Nuno Pacheco, Nuno Rocha e Basílio, dos Dehonianos, que cessam funções em Santo André, no Barreiro. Estes momentos foram acompanhados de mensagens de gratidão e bênção pelo contributo sacerdotal ao longo dos anos.

As tomadas de posse dos novos responsáveis devem ocorrer até 28 de setembro, em articulação com os Monsenhores Vigários-Gerais.