
O município de Cuba, no distrito de Beja, recebe nos dias 1 e 2 de julho de 2025 o encontro internacional Living Lab URWAN, promovido pela associação Make it Better, em parceria com a Câmara Municipal de Cuba. O evento decorre no Eco Palacete Borralho Relógio e integra a iniciativa europeia URWAN – Urban Regenerative Water Avant-garde[N].
Especialistas, técnicos municipais, investigadores, decisores políticos e representantes da sociedade civil de sete países da orla mediterrânica participam neste encontro que tem como objetivo promover e aplicar Soluções Baseadas na Natureza (SbN), com especial foco na gestão racional da água e na regeneração de espaços urbanos em contexto de alterações climáticas.
Ao longo dos dois dias, os participantes irão analisar barreiras e oportunidades para a implementação de SbN, partilhar boas práticas e desenvolver estratégias locais e regionais que contribuam para comunidades mais resilientes. Entre os exemplos a apresentar estão o edifício do Centro Unesco em Beja e o plano de sustentabilidade da EMAS para a gestão da água.
Durante o encontro, será também promovida uma visita de estudo e está prevista a requalificação de um edifício público em Cuba, que passará de consumidor a produtor de água, servindo como projeto demonstrador à escala regional e nacional do impacto das SbN em contextos urbanos.
O projeto URWAN é cofinanciado pelo Programa Interreg Euro-MED da União Europeia.