O Auditório da Casa da Portela, em Amarante, recebe no próximo dia 7 de junho de 2025, a partir das 09h00, a conferência “Ecrãs e Saúde Mental: (des)enraizamento cultural”, uma iniciativa promovida pelo Instituto de Imersão Cultural – Stay to Talk e pela Associação Emília Conceição Babo.

A conferência insere-se no âmbito do projeto de impacto social “Geração Laranja: Património como Promotor de Saúde Mental”, lançado em novembro de 2024. Este projeto está a ser desenvolvido junto de alunos do 5.º ano de escolaridade em escolas de Amarante e visa fortalecer competências socioemocionais, com o objetivo de prevenir problemas de saúde mental e efeitos da superestimulação digital, através da valorização do património, da memória, do território e da identidade cultural.

O evento propõe uma reflexão crítica e transdisciplinar sobre os impactos da utilização excessiva de ecrãs, partindo do conceito de (des)enraizamento cultural. A conferência reunirá contributos das áreas da psicologia, educação e estudos culturais, num espaço de debate sobre práticas que promovam o bem-estar mental em contextos físicos e digitais.

A participação na conferência é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória, através do seguinte formulário online: https://forms.gle/dcyZiDd7C3irYjnD7

O projeto “Geração Laranja” é financiado pelo programa Parcerias para o Impacto, da Portugal Inovação Social, e conta com o apoio de investidores sociais como o Município de Amarante, o Pingo Doce e a empresa Nunanda – Engenharia e Construções, Lda.

Data: 7 de junho de 2025

Hora: 09h00

Local: Auditório da Casa da Portela, Rua Dr. Miguel Bombarda, n.º 35, 4600-090 Amarante

Mais informações sobre o projeto e futuras atividades poderão ser disponibilizadas pelas entidades organizadoras.