O Castelo de Montemor-o-Novo prepara-se para reviver um momento histórico de grande importância. Para celebrar as suas históricas cortes de 1503, D. Manuel I convida todos a participar num Banquete que promete transportar os presentes para os tempos áureos da realeza. Além do repasto real, Sua Alteza terá boas novas para a vila de Montemor. Não perca esta oportunidade única de presenciar uma recriação histórica apaixonante que contará com um excecional menu de época.

A ementa deste Banquete Manuelino é verdadeiramente tentadora e remete-nos para sabores e ingredientes da época. Entre as iguarias que poderão ser apreciadas, destacam-se o pão de fermentação lenta, as carnes curadas e de fumeiro, o peixe de rio curado e fumado, a vaca picada em seco, o cuscuz de cebola, o javali fumado, os legumes grelhados, as papas de trigo e legumes disponíveis na época, a fruta fresca e compota, os queijos e os pastéis de leite. Tudo isto será acompanhado por vinho e água, tornando este banquete uma experiência gastronómica verdadeiramente completa.

Os bilhetes para o Banquete Manuelino já estão disponíveis e podem ser adquiridos na plataforma BOL (https://municipiomontemoronovo.bol.pt) ou no posto de turismo local. Os preços dos bilhetes variam consoante as idades: as crianças até aos 4 anos têm entrada gratuita, as crianças dos 5 aos 11 anos pagam 25€ e os maiores de 12 anos e adultos têm um custo de 50€.

Mas as surpresas não terminam com o banquete. Após o repasto, o Paço dos Alcaides ganhará vida com momentos de animação que prometem encantar todos os presentes. Teatro de fogo, danças palacianas e malabarismo serão alguns dos espetáculos que poderão ser apreciados neste ambiente único. Esta parte do evento será aberta a todos os interessados em vivenciar a atmosfera palaciana e animada do período manuelino.