A Associação de Futebol de Setúbal (AF Setúbal) emitiu um comunicado oficial, ontem, dia 19 de maio, condenando veementemente dois episódios de violência contra agentes de arbitragem, ocorridos no último fim de semana. 

Os incidentes, que ocorreram durante jogos de categorias inferiores, marcaram de forma negativa a prática desportiva na região e geraram indignação entre clubes e dirigentes.

No jogo entre Palmelense FC e GDEB D. João I, referente ao Campeonato Distrital de Juvenis da 2ª Divisão, o árbitro assistente foi agredido após o apito final por um indivíduo da bancada.

O árbitro foi imediatamente transportado para uma unidade hospitalar, onde foi diagnosticado com um traumatismo nasal, incluindo fraturas nos ossos do nariz.

Já na partida GD Pescadores da Costa de Caparica contra CAAF Colégio Atlântico, também pelo Campeonato Distrital de Iniciados da 2ª Divisão, o árbitro foi alvo de uma tentativa de agressão por parte de um responsável pelo ponto de contacto de segurança (PCS) do evento.

A Direção e o Conselho de Arbitragem da AF Setúbal expressaram, em comunicado, a sua total repulsa por ambos os atos, qualificando-os como “cobardes” e destacando que, “em quaisquer circunstâncias ou lugares”, atitudes agressivas que envolvam agentes desportivos, incluindo árbitros, técnicos, atletas, dirigentes e espetadores, são completamente inaceitáveis.

“São episódios lamentáveis que mancham o nosso futebol e envergonham todos os que protagonizam estas deploráveis ações, que não dignificam os valores da Ética do Desporto e do Fair Play”, afirmam os responsáveis pela AF Setúbal,

A AF Setúbal ainda destaca, o respeito e o esforço dedicado pelos clubes, especialmente aqueles que têm como missão a formação de jovens atletas.

A Associação sublinhou ainda que, “ao invés de promover a violência, devemos defender a competição saudável, o respeito mútuo e o esforço coletivo para o desenvolvimento de uma sociedade que preze pelos bons exemplos”.

A AF Setúbal anunciou que tomará as medidas necessárias para garantir a segurança de todos os envolvidos no desporto e reforçou o seu compromisso em erradicar a violência dentro dos campos e bancadas.