Mais de 99,999% das reservas de ouro e outros metais preciosos da Terra estão enterrados sob 3000 km de rocha sólida, fechados no núcleo metálico da Terra
Se tem medo de ratos, então este texto não é para si. Após seis meses de expedição à ilha tropical da Nova Guiné, František Vejmělka, um cientista checo captou imagens do enigmático “rato-lanudo subalpino”
Está em curso o projeto “Ammonia as a X-Power enabler for stationary power facilities deCarbonization through Direct Combustion”, uma iniciativa inovadora que pretende transformar o paradigma da produção de energia estacionária através da utilização da amónia (NH₃) como combustível limpo, sustentáve
Uma nova investigação, que examinou 11 700 anos de persistência das baleias no Ártico, prevê que a perda de gelo marinho devido às alterações climáticas provocará uma redução drástica do seu habitat até 75%.
Meio milhão de pardais e estorninhos estão empoleirados no complexo de zonas húmidas de Rotopiko, em Waikato, e os investigadores descobriram uma forma invulgar de os manter afastados.
Em 2025, as praias de Matosinhos e Vila do Conde voltam a hastear bandeiras que comprovam a qualidade das zonas balneares. A gestão de saneamento, assegurada pela INDAQUA nestes municípios, constitui um dos fatores determinantes para a qualidade da água balnear.
As diferenças de tamanho entre as preguiças foram influenciadas principalmente pelos tipos de habitats em que viviam e, por extensão, pelas alterações climáticas
São Tomé e Príncipe lançou hoje o seu primeiro Fundo Fiduciário, denominado Ecotela, e quer angariar 1,5 milhões de euros até 2027 para financiamento sustentável à conservação da biodiversidade e combate às alterações climáticas no arquipélago.
O Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) vai lançar na sexta-feira o Observatório Marinho (OMA), uma plataforma de cooperação entre ciência e empresas,
O Parlamento Europeu aprovou hoje uma proposta da Comissão Europeia que simplifica as regras para as consequências carbónicas da importação de ferro, aço alumínio e cimento para os países da União Europeia.
Depois de voltar a incentivar e a desafiar os consumidores a agradecer à Natureza através de mais uma edição da iniciativa de responsabilidade ambiental “Dar de Volta”, água das Pedras anuncia o seu apoio a três ações de preservação e conservação do meio ambiente, desenvolvidas pela Quercus.
O secretário-geral das Nações Unidas adverte que a humanidade está a destruir a biodiversidade a passos largos, pela poluição, crise climática e destruição de ecossistemas, e frisa que é preciso mudar a forma de produzir e consumir.
A acumulação de excrementos de pinguins liberta amoníaco que contribui para aumentar a formação de nuvens, podendo assim ajudar a reduzir os efeitos das alterações climáticas na Antártida, indica um estudo divulgado hoje.
As emissões não relacionadas com os escapes dos veículos, como as resultantes do desgaste dos travões, pneus e pavimento, são atualmente a principal fonte de poluição por partículas do transporte rodoviário, conclui um estudo divulgado hoje.
No dia 15 de maio, o Instituto Superior de Agronomia (ISA) recebeu o Encontro “Práticas Lixo Zero em Parques Urbanos” para assinalar o encerramento do projeto europeu Zero Waste Urban Parks, mas também o início de uma nova fase: a inauguração de uma Rede Internacional de Parques Urbanos Lixo Zero e
A Câmara de Vila do Conde, distrito do Porto, vai investir um milhão de euros na reabilitação do muro e pavimentos adjacentes da Praça da República, na margem sul do rio Ave, na zona ribeirinha da cidade.
O Convento São Francisco (CSF), em Coimbra, vai receber em junho um evento que, pela primeira vez, une o vinho e o queijo, promovendo a valorização de produtos com Denominação de Origem Controlada e Protegida da região.
Investigadores descobriram que a combinação de ondas de calor e alta poluição por PM 2,5 levou a quase 700 mil mortes prematuras nos últimos 30 anos – a maioria das quais ocorreu no Sul Global.
A intervenção representa um investimento total de quase 10,6 milhões de euros, financiados por fundos europeus e por verbas próprias da Administração do Porto de Lisboa.
Como é que os organismos se adaptam às alterações climáticas? Um novo estudo revela a complexa interação entre a diversidade genética e a evolução da tolerância à temperatura.
Na natureza, os ecossistemas estão estreitamente ligados através do fluxo de organismos, detritos e nutrientes que atravessam fronteiras arbitrariamente imaginadas pelos seres humanos
O número de linces na Península Ibérica aumentou 19% em 2024 e alcançou os 2.401 animais, segundo o censo anual realizado pelas entidades espanholas e portuguesas que integram o projeto de recuperação da espécie.