A vitamina C, é mais conhecida por promover um sistema imunológico forte e saudável. Mas o impacto dessa vitamina na saúde em geral excede em muito esse benefício (muito importante). "Embora normalmente associemos a vitamina C ao fortalecimento do nosso sistema imunitário, ela faz muito mais do que isso", enfatiza Jess DeGore, nutricionista especializada em diabetes, ao Real Simple.

Parte do motivo pelo qual é tão bom em reforçar a resposta imunitária deve-se às suas impressionantes propriedades antioxidantes.

"É um poderoso antioxidante, o que significa que ajuda a proteger as células dos danos causados pelo stress, má alimentação, poluição e outros problemas que acompanham a vida num um mundo moderno e agitado", explica Alix Turoff, nutricionista.

A vitamina C também desempenha um papel fundamental no processo de síntese do colagénio, o que é um bom presságio para mais do que apenas uma pele radiante . "Ao ajudar o seu corpo a produzir colagénino, a vitamina C mantém a sua pele radiante, mas também as suas articulações em movimento e tecidos fortes", explica DeGore. O colágeno também é essencial para a saúde dos tecidos e para a cicatrização de feridas.

A vitamina C pode até mesmo auxiliar na absorção de nutrientes e na produção de energia. "Ajuda na absorção do ferro, especificamente, o ferro não-heme, que é o tipo encontrado em alimentos de origem vegetal. O ferro não-heme não é absorvido tão eficazmente como o ferro obtido através produtos de origem animal, mas ao combiná-lo com uma fonte de vitamina C, o seu corpo consegue absorvê-lo com mais eficácia", partilha Turoff.

Isto é revolucionário, não só para quem segue uma dieta vegana ou vegetariana, mas também para pessoas com certos tipos de anemia.

E, finalmente, esta vitamina ainda promove uma melhor saúde cerebral. "Está envolvida na função neurotransmissora, por isso apoia a saúde do cérebro e impacta o humor, a energia e o foco", explica Turoff.

Em termos de necessidades diárias de vitamina C, os Institutos Nacionais de Saúde recomendam que mulheres adultas com mais de 19 anos consumam pelo menos 75 miligramas (mg) por dia e homens adultos, 90 mg. Para atingir esses objetivos, muitas pessoas recorrem a frutas cítricas, especialmente laranjas. E não é de admirar, já que uma única laranja pequena fornece cerca de 50 mg de vitamina C.

No entanto, laranjas (ou todas as frutas cítricas) não são os únicos alimentos ricos em vitamina C que podem ajudar a atingir as suas metas de vitamina C. Muitas outras frutas e vegetais podem ajudar a atingir essa meta.

Vegetais com mais vitamina C do que laranjas

1 - Pimentão vermelho
Quantidade de vitamina C: 118 mg por chávena fatiado.

2 - Brócolos
Quantidade de vitamina C: 102 mg por chávena cozidos.

3 - Couve
Quantidade de vitamina C: 93 mg por 100 gramas (1,5 a 2 chávenas) crua.

4 - Couves de Bruxelas
Quantidade de vitamina C: 75 mg por chávena crua.

5 - Pimentos
Quantidade de vitamina C: 108 mg por meia chávena picada, crua.

6 - Nabo repolho
Quantidade de vitamina C: 84 mg por chávena crua.

7 - Espinafres
Quantidade de vitamina C: 60 mg por 3/4 chávena cozida.