
Nos últimos anos, o segmento das motas cruiser tem sofrido uma transformação significativa. Tradicionalmente associadas a um estilo rebelde e a uma postura imponente, as grandes cruisers, como a Harley-Davidson Fat Boy ou a Indian Scout Bobber, sempre dominaram o imaginário dos apaixonados por duas rodas. No entanto, o mercado tem evoluído para um conceito mais acessível e pragmático, onde modelos como a Honda Rebel e a Kawasaki Eliminator se destacam por serem mais leves, fáceis de conduzir e menos intimidantes para novos motociclistas.
Acompanhando esta tendência, marcas chinesas têm vindo a expandir a sua presença na categoria, apresentando opções acessíveis e com um design apelativo. Entre elas está a Hanway, um nome ainda pouco conhecido fora da Ásia e da Europa, mas que tem vindo a ganhar destaque com a sua recente gama de cruisers bobber.
Bobbers para todos os gostos
A Hanway foca-se na produção de motas de pequena e média cilindrada, destinadas a motociclistas iniciantes ou a quem procura um modelo acessível sem comprometer o estilo. A sua mais recente aposta na gama Bobber inclui modelos de 125cc e 500cc, sendo que é na versão mais potente que a marca deposita as maiores expectativas.
Os modelos YP500 e B50 partilham o mesmo motor bicilíndrico de 498cc, refrigerado a líquido, capaz de debitar 47 cavalos de potência e 45 Nm de binário. Estes números colocam as Bobbers da Hanway no topo da categoria A2, tornando-as uma opção interessante para condutores que pretendem evoluir a partir de motas de menor cilindrada.
No que toca ao design, os modelos mantêm uma estética clássica, com assentos baixos, pneus largos e um visual minimalista que encaixa perfeitamente nas tendências atuais, muito influenciadas pelas redes sociais. A estrutura “soft-tail” confere-lhes um aspeto vintage sem comprometer o conforto, e a embraiagem deslizante contribui para uma condução mais suave, especialmente em contextos urbanos com paragens frequentes.
Com um peso a rondar os 200 kg e alturas de assento entre os 690 mm e 720 mm, as Bobbers da Hanway são acessíveis a uma ampla gama de condutores, sendo particularmente atraentes para motociclistas de menor estatura ou aqueles que procuram uma cruiser ágil e manobável.
Potencial no mercado europeu
Embora as Hanway Bobber não apresentem inovações disruptivas, a sua combinação de estilo, acessibilidade e funcionalidade pode garantir-lhe um espaço no mercado europeu. Com a crescente popularidade das motas de baixa cilindrada e um aumento da procura por modelos mais económicos e práticos, a Hanway pode posicionar-se como uma alternativa interessante a marcas estabelecidas.
No entanto, a grande questão permanece: conseguirá a Hanway convencer os motociclistas ocidentais, habituados a nomes de peso como Harley-Davidson, Indian ou Honda? O futuro dirá se estas bobbers retro conseguem encontrar o seu lugar nas estradas europeias, mas uma coisa é certa – o mercado das cruisers nunca esteve tão dinâmico e diversificado como agora.
Source: Rideapart