Pequenas tarefas diárias e semanais não só ajudam a manter o espaço em que vive mais saudável, como também podem evitam que a sujidade se acumule, tornando cada sessão de limpeza mais fácil e rápida.

Não precisa de limpar a casa inteira de cima a baixo. Ao invés disso, reserve alguns minutos num horário designado todos os dias - como antes de ir para a cama - para realizar uma ou duas tarefas. Ficará surpreendido com o que pode realizar em apenas 10 minutos.

De acordo com o site Good Housekeeping, existem nove coisas que deve mesmo limpar todas as semanas. Ora atente na lista.

1 - Fronhas e lençóis

"Todas as noites, os seus lençóis acumulam germes, pele morta, suor, óleos corporais e ácaros, então é uma boa ideia lavar os seus lençóis e fronhas a cada sete dias ou mais. Se deixa animais de estimação dormirem na cama ou se alguém em sua casa tem alergia a poeira ou pólen, transpira excessivamente ou tem uma doença infecciosa, considere lavar os seus lençóis com ainda mais frequência."

2 - Eletrodomésticos de cozinha

"Limpe aparelhos como o frigorífico, fogão e micro-ondas. Passe regularmente uma toalhita desinfetante nas maçanetas e nos botões, e use ainda um pano de microfibras para remover impressões digitais, manchas de água e pingos de gordura."

Leia Também: É assim que deve limpar o filtro da máquina da loiça

3 - Tapetes

"Para a limpeza semanal, uma passagem sobre os tapetes e carpetes com um aspirador é adequada, pois vai apanhar qualquer sujidade ou pelos de animais de estimação."

4 - Pisos de madeira

"Para manter o chão de madeira em ótimo estado, deve varrer regularmente com um esfregão de microfibras seco ou com uma vassoura."

5 - Superfícies da casa de banho

"Lavatórios e outras áreas da sua casa de banho devem ser limpas semanalmente. Borrife o lavatório com detergente desinfetante e limpe com um pano ou com uma esponja. Não se esqueça de limpar a torneira com um spray ou uma toalhita desinfetante também. Deixe sempre a superfície que está a ser limpa permanecer molhada durante algum tempo para matar os germes."

Leia Também: É assim que deve limpar eletrodomésticos e superfícies de aço inoxidável

6 - Sanita

"Aplique generosamente um detergente próprio na sanita e deixe atuar até cinco minutos. Esfregue com uma escova de cerdas duras e depois puxe o autoclismo. De seguida, limpe o assento com toalhitas desinfetantes ou com spray, certificando-se que deixa a superfície molhada pelo tempo indicado na embalagem do produto. E não se esqueça: o piaçaba também precisa de limpeza. Borrife a escova com um desinfetante e deixe-a secar fora do suporte."

7 - Interruptores e maçanetas

"Use um pano húmido para limpar qualquer poeira ou sujidade. Ao limpar interruptores, tenha cuidado para não deixar nenhum líquido entrar para trás do mesmo. De seguida, use uma toalhita desinfetante ou um disco de algodão humedecido com álcool e limpe. Deixe secar."

8 - Toalhas

"As toalhas de banho podem ser usadas três vezes (ou até mais) antes de as colocar na máquina de lavar, mas semanalmente é uma boa aposta, já que lavar e secar toalhas com muita frequência fará com que elas se desgastem mais rápido."

9 - Móveis de madeira empoeirados

"Deve tirar o pó dos seus móveis uma vez por semana, mas pode economizar uma limpeza mais profunda. A cada três a seis meses, é uma boa ideia limpar debaixo e atrás dos móveis, aspirar os colchões e lavar travesseiros e edredons. Para uma limpeza básica, use um pano de microfibras macio levemente humedecido com água ou um produto para tirar pó dos móveis ou com um espanador de microfibras."

Leia Também: Quer ter sempre a roupa perfeita? É assim que deve limpar o ferro