
O Conclave elegeu o sucessor do Papa Francisco, trata-se de Robert Francis Prevost, Leão XIV. Por volta das 18h30, o novo líder da Igreja Católica apresentou-se ao Vaticano pela primeira vez na Basílica de São Pedro.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost é visto como o “pastor de duas pátrias” devido à sua atuação como missionário no Peru durante os anos 80.
“A paz esteja convosco. Irmãos e irmãs, caríssimos, esta é a primeira saudação de Cristo ressuscitado — o Bom Pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que esta saudação de paz chegasse ao coração de cada um de vós, às vossas famílias e a todas as pessoas, onde quer que se encontrem. A todos os povos, a toda a terra: que a paz esteja convosco“, iniciou.
Leia Mais: Eis o sucessor do Papa Francisco: O primeiro papa norte-americano!
“A humanidade precisa dele [Cristo] como de uma ponte para chegar a Deus. Ajudem-me também vós a construir pontes no diálogo, com encontros, unindo-nos todos para sermos um povo que acredita na paz“, destacou ainda.
Ao longo seu discurso, Leão XIV deixou bem claro que o seu pontificado será uma continuação dos ensinamentos do seu sucessor, frisando a ideia do “Todos” tão emblemática de Francisco. Apresentando-se ainda como um “filho de Agostinho”.