![Patrícia Tavares sobre a filha:](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Apesar de ter uma carreira de sucesso, com cerca de 40 anos desde que iniciou a sua participação no teatro e em televisão, a verdade é que para Patrícia Tavares ser mãe é, sem qualquer tipo de dúvida, o grande papel da sua vida. Ao lado de Daniel Oliveira, nesta tarde de sábado, 25 de janeiro, a atriz falou sobre a maternidade e claro, acerca da sua filha Carolina, de 22 anos.
"O papel de mãe trouxe-me a perspetiva de que nós somos uma coisa até sermos mãe e somos outra a partir dali. Foi o que me transformou! Eu queria ser mãe, eu sabia que ia ser transformador e revelador esse momento em que deixaria de ser só eu e passaria a ser eu a Carolina, neste caso", começou por dizer, em entrevista, Patrícia Tavares, deixando a certeza que a maternidade a deixou "muito mais forte".
António Pedro Cerdeira já pôs carro de Patrícia Tavares à venda: "Recebi telefonemas durante 15 dias"
"Nunca me senti tão capaz, tão empoderada", partilhou. "Quando estava grávida, foi incrível. Eu sentia que conseguia virar o mundo do avesso com dois dedos. Sentia-me mesmo capaz de tudo e acho que a gravidez nos traz esse capacidade. Depois, se calhar um bocadinho mais fraca, porque tenho o coração sempre fora do peite, no sentido que tenho medo que lhe aconteça alguma coisa", confidenciou a atriz logo depois.
"É [a minha melhor amiga], é a pessoa em que eu mais me confio"
Segundo revelou Patrícia Tavares, a filha Carolina, agora uma jovem adulta, "acabou a faculdade, está a trabalhar no trabalho que adora" e já não vive com a atriz. "Tem a vida dela e isso para mim enche-me de orgulho. É o sentir que ela está a dar os passos que se tem que dar para se ter uma vida, para se ser autónomo", contou, desabafando também sobre o quão foi complicado, no início, ver Carolina 'a sair do ninho'.
Mesmo assim, mãe e filha continuam muito presentes na vida uma da outra. "É [a minha melhor amiga], é a pessoa em que eu mais me confio, é muito acutilante, muito certeira, muito justa e não me dá espaço para 'mariquices'", disse ainda Patrícia Tavares, soltando uma grande gargalhada. Além disso, a atriz explicou que são várias as vezes que faz questão de se aconselhar com a filha. "Ela é muito sábia, ela é que foi minha mãe muitas vezes. De verdade! Ela é uma miúda com muita capacidade e que me ajudou muito e que me tornou nisto".
O orgulho da filha pela mãe, o crescimento de Carolina e os arrependimentos de Patrícia Tavares
Assim como Patrícia Tavares é uma mãe 'babada', também a filha Carolina o é em relação à mãe. "Quando eu sinto os olhos dela, que são enormes, lindos e cheios de vida, quando eu os sinto assim cheios de lágrimas de orgulho fico arrebatada", confessou a atriz no Alta Definição, recordando também o que a marcou no processo de crescimento da filha.
Patrícia Tavares reage ao convite "inesperado" para assumir o protagonismo da nova novela da SIC: "É uma história difícil de contar"
" As conquistas que ela foi tendo ao longo da vida... Ela é muito criativa, está a trabalhar num sítio que para mim tem que ela usufrua dessa criatividade e que a partilhe e eu vejo o quanto ela é feliz a sonhar, a idealizar e a concretizar, porque acho que é isso que define a minha filha muito é que ela não fica pelas ideias, ela concretiza-as, ela faz acontecer e isso enche-me profundamente de orgulho ".
Para terminar, como mãe, Patrícia Tavares não sabe, à primeira vista, o que se arrepende. Na verdade, este foi para a atriz "um caminho, uma aprendizagem". "Às vezes pedi-lhe desculpa, porque também estava a aprender e às vezes a minha reação imediata não foi a que eu gostaria que tivesse sido. Gostava de ter tido calma em alguns momentos, mas fui aprendendo a ter, portanto, está certo. Ninguém nasce ensinado".