Liliana Campos referiu-se aos bombeiros sapadores, no programa Passadeira Vermelha, da SIC Caras, quando falava de Eduardo Ferreira – o terceiro herdeiro da fortuna de Marco Paulo. A apresentadora afirmou sobre Dudu: “ele não é voluntário, é bombeiro sapador. Ele não anda a combater fogos, anda a abrir fechaduras e aquelas coisas que os bombeiros fazem”, na emissão de segunda-feira, 9 de dezembro.
Leia ainda: Marco Paulo sentia-se mais “feliz” em Braga e não queria regressar a casa: “Chorava e queria voltar”
Pouco demorou para que, nas redes sociais, Liliana Campos recebesse um ataque cerrado por parte desta classe de profissionais – que têm estado em manifestações para revisão da carreira e aumento do subsídio de risco. A comunicadora defendeu-se nesta quarta-feira, dia 11, e foi obrigada a justificar-se: “antes de começarmos o programa, quero falar aqui de algo que aconteceu na segunda-feira sobre um tema sobre o qual eu não me soube explicar e portanto… Acima de tudo, quero pedir desculpa a quem se sentiu ofendido, principalmente aos bombeiros, que com educação se dirigiram a mim para me explicarem algo que eu por acaso até sei só que não fui explicita no meu pensamento”, iniciou.
“Não sabia que era tão grave”
E foi mais longe. “Eu estava a dizer que nem todos os Bombeiros são heróis de incêndios, há uns que são e outros que não são – infelizmente a maior parte até é devido aos incêndios que o nosso país tem – eu estava a explicar o que é que os Bombeiros faziam e, para além do óbvio, que é apagar incêndios urbanos e outras coisas, que também nos ajudam em temas mais simples da vida urbana, como mudar fechaduras (…). Portanto, eu peço imensa desculpa a quem ofendi, principalmente aos Bombeiros e agora peço-vos do fundo do coração, mesmo com o coração aberto, eu tenho o maior respeito e estive mal ao não me saber explicar mas todos nós temos momentos assim, não me estejam a ofender com palavras horríveis nas redes sociais, eu não sei lidar com isso! Há pessoas que estão a ser muito más e muito ordinárias mesmo! Têm-me escrito as coisas mais horríveis que têm a ver com fechaduras – e toda a gente sabe essas piadas – e portanto parem de agredir as outras pessoas só porque cometemos um erro!”, disse, visivelmente incomodada.
Para terminar, Liliana Campos redimiu-se: “eu, por acaso, até sei a função dos Bombeiros mas se eu não soubesse eu, se calhar, precisava de ser ensinada, não precisava de ser mal tratada! Vamos ter um bocadinho mais de empatia. As pessoas erram, eu errei mas não mereço que estejam agora a arrasar comigo como se estivesse a querer denegrir uma profissão. Em relação aos Bombeiros, eu peço desculpa a quem ofendi mas agora não me estejam a agredir verbalmente porque eu tenho consciência daquilo que fiz, não sabia que era tão grave porque nunca quis magoar ninguém! Peço desculpa!”
Texto: Joana Dantas Rebelo Fotos: redes sociais