2024 foi, certamente, um dos anos mais difíceis para Pedro Chagas Freitas e para a respetiva família. O filho do conhecido escritor, Benjamim, esteve mais de 80 dias internado no hospital, à espera de um transplante de fígado, ao sofrer de uma doença rara.

Durante esse longo e duro período, o autor foi partilhando, quase diariamente, relatos fortes e emotivos sobre as fases que a criança ia vivendo, entre algumas dificuldades mas também outras conquistas.

Agora, numa altura em que o menino parece continuar a recuperar, Pedro Chagas tem vindo a deixar algumas cartas ao filho, recordando este período, e declarando-se à criança.

"Quando fores maiorzinho perdoa-me" - Pedro Chagas Freitas escreve 'carta' ao filho


Esta terça-feira, 10 de dezembro, o escritor de várias obras de sucesso foi ao Instagram deixar um novo relato, em jeito de "pedido de desculpas" ao filho.

"Desculpa, filho. Não sabia. — Não tem mal. Também ainda estás a aprender a ser pai. — Pois estou. — Mas estás a trabalhar muito bem", começou por escrever.

"Quando soube que iria ser pai, acreditei que o desafio seria educar-te, ensinar-te. Não foi, não é. O grande desafio é educar-me, reeducar-me, conhecer-me a fundo, os meus limites, os meus defeitos mais profundos, as minhas fragilidades, os meus impulsos, as minhas ideias-feitas que têm de ser desfeitas, os preconceitos que pensei que eram verdades. Foste tu que vieste para me ensinar", continuou.

"Ensinas-me a ser melhor. Ensinas-me a saber mais quem sou, quem posso ser, quem pensei que nunca seria capaz de ser. Ensinas-me mais sobre o mundo, sobre o quanto posso fazer para que o mundo, o teu, o nosso, possa ser melhor. Ensinas-me a amar mais longe, sem condições".

"(...) Ensinas-me a ser o adulto que queres ter contigo, e mais ainda o adulto que eu queria ter comigo quando era criança. Obrigado, meu filho. Farei o que puder para estar à altura do que dás, do que queres de mim. Prometo tentar, falhar, voltar a tentar. Prometo-me-te", rematou.