
A enfrentar uma pneumonia bilateral - infeção que afeta os dois pulmões - o Papa Francisco encontra-se hospitalizado desde a passada sexta-feira, 14 de fevereiro.
Com o Vaticano a dar conta de um quadro clínico considerado “complexo”, o Sumo Pontífice já terá manifestado que não tem a certeza se vai sobreviver. Contudo, parece manter-se "alerta e recetivo", pelo menos foi isso que indicou a primeira-ministra italiana.
Através de um comunicado divulgado no site oficial do governo italiano, Giorgia Meloni acabou a atualizar o estado de saúde do Papa, depois de o ter visitado, esta quarta-feira, 19 de fevereiro.
"Estou muito feliz de tê-lo visto alerta e recetivo. Brincamos como sempre. Ele não perdeu o seu sentido de humor característico", disse a chefe de governo de Itália.
O que é uma pneumonia bilateral?
Segundo o médico Francisco Goiana da Silva, em declarações à SIC Notícias, uma pneumonia bilateral consiste numa infeção e inflamação dos alvéolos pulmonares que permitem o ser humano respirar. O profissional de saúde afirma ainda que é um dos tipos mais graves de infeções respiratórias do trato baixo, ou seja, da região pulmonar e da árvore traqueobrônquica.
"As situações de pneumonia são uma das principais causas de mortalidade, principalmente nas populações mais idosas (...)", apontou o também comentador da SIC.