Morreu Garth Hudson, o último membro original da lendária The Band ainda vivo. Tinha 87 anos.

De acordo com um comunicado do seu testamenteiro, Hudson morreu de forma pacífica, durante o sono, no lar de idosos em que se encontrava a viver. Não foram divulgadas as causas do óbito.

Oriundo de uma família de músicos, Hudson compôs a sua primeira canção com apenas 11 anos, e aos 12 já tocava com bandas de baile. Em 1956, em Londres, juntou-se aos Silhouettes, que se transformariam pouco depois nos Paul London and the Capers.

Em 1961, Hudson juntou-se aos Hawks, de Ronnie Hawkins e Levon Helm, banda da qual brotaria a The Band, que em 1966 foi a banda de suporte de Bob Dylan quando este fez a sua primeira digressão “elétrica”. Com Dylan, gravariam “The Basement Tapes”, um dos álbuns mais celebrados daquela era.

Em 1976, e sete álbuns depois, a The Band decidiu colocar um ponto final na sua atividade, com uma digressão imortalizada pela lente de Martin Scorsese em “The Last Waltz”, álbum de 1978. O grupo regressaria em 1983, chegando definitivamente ao fim em 1999. Nos últimos anos, Hudson apostou numa carreira a solo, subindo pela última vez a um palco em 2023.

Compre aqui a revista especial BLITZ 40 anos, uma edição histórica em formato ‘bookazine’ (132 páginas, papel melhorado) que coloca em destaque os 40 melhores discos da música portuguesa desde a fundação da marca BLITZ.