Madonna partilhou, nas redes sociais, fotografias falsas suas ao lado do Papa Francisco, criadas com recurso a Inteligência Artificial.

Numa das fotografias, o Papa abraça Madonna com um sorriso, aproximando-se do seu rosto. “Vou desfrutar do fim de semana”, escreveu a ‘Rainha da Pop’ na legenda. Noutra, o ‘falso’ Papa coloca um braço em volta da cintura de Madonna e parece preparar-se para beijar a artista: “é bom ser vista”, escreveu Madonna.

A ‘ousadia’ parece ter confundido a maior parte dos fãs, que comentam que não é imediatamente percecionada a intenção dos ‘posts’. Alguns consideram mesmo que a artista “desrespeitou” a sua própria fé. “Isto é desagradável. Espero que a alma dela seja salva”, pode ler-se num dos vários comentários em redes sociais. “Assustador”, “impróprio” e “nada fidedigno” são outras notas, com o recurso à inteligência artificial também a ser questionada.

Não é a primeira vez que Madonna desafia a fé católica: em 1989, aquando do lançamento do vídeo de ‘Like a Prayer’, que conta com várias referências religiosas, o então Papa João Paulo II exigiu um boicote à artista. Aliás, num dos comentários mais bem-humorados a estas fotos agora divulgadas pode ler-se: “Vem aí ‘Like a Prayer (Pope Francis Remix)’”.

Compre aqui a revista especial BLITZ 40 anos, uma edição histórica em formato ‘bookazine’ (132 páginas, papel melhorado) que coloca em destaque os 40 melhores discos da música portuguesa desde a fundação da marca BLITZ.