
Os humoristas Hugo Sousa (português), Gilmário Vemba (angolano) e Murilo Couto (brasileiro) foram retidos, este domingo, no aeroporto de Maputo, em Moçambique, quando tentavam entrar no país, para fazer um espetáculo agendado para a tarde de hoje.
Num vídeo divulgado na página de Instagram do espetáculo 'Tons de Comédia' - que têm levado a palco em países como Portugal, Angola, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde - os comediantes começaram por dirigir-se ao público que já estaria, àquela hora, no Centro Cultural Moçambique China.
"Antes de mais queremos pedir desculpa a todas as pessoas que já estão aí no teatro. Estamos aqui no aeroporto de Maputo e tivemos aqui um problema, que ainda não temos bem a certeza do que é", explica Hugo Sousa, acrescentando: "Não nos deixam entrar no país".
Gilmário Vemba deu conta, no mesmo vídeo: "Infelizmente não vamos conseguir fazer o espetáculo. Já cá estamos desde as 14h00 [13h00 em Lisboa] e ainda não temos um diferimento sobre qual vai ser o nosso destino a partir daqui. Provavelmente somos capazes de pernoitar neste hotel [aludindo ao aeroporto]. E esperar pelo avião amanhã que nos mande para Portugal".
"Desculpem, pessoal. Estava bem animado para conhecer Maputo. Mas deu para ver o teto do aeroporto", brincou também Murilo Couto, terminando com um "quero chorar".
Hugo Sousa rematou o vídeo a assumir que estavam "um bocado sem palavras". "Não sabemos o que vos dizer e estamos muito tristes".
O espetáculo de hoje estava marcado para as 17h00 locais (16h00 em Lisboa). O grupo garantiu ainda que o reembolso dos bilhetes seria feito, nomeadamente, através da promotora do evento.
O espetáculo 'Tons de Comédia' tem agora previstas as restantes atuações para várias cidades brasileiras.