A venda de bilhetes para os 12 concertos da nova digressão de Bad Bunny na Europa foi caótica em Espanha. No espaço de um dia, o artista porto-riquenho vendeu mais de 600 mil ingressos para dez concertos em Madrid e dois em Barcelona, no próximo ano. A procura foi de tal forma elevada que muitos sites de venda oficiais, como a Ticketmaster, colapsaram durante a pré-venda e ativaram o sistema de preços dinâmicos, que ajusta, em tempo real, os custos de acordo com a procura.

Com este sistema, o preço de alguns dos bilhetes mais baratos, que inicialmente custavam 83,30 euros, passaram a custar 500 euros. O que levou a Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU), uma entidade espanhola semelhante à DECO, a apresentar uma queixa contra a Ticketmaster por práticas abusivas na venda de bilhetes.

"Recebemos numerosas queixas de utilizadores que acederam ao sistema de venda com um preço visível e acabaram por pagar até três vezes mais do que o valor inicialmente indicado", afirmou o porta-voz da OCU, Enrique García, ao jornal espanhol El País.

Entre as irregularidades detetadas pela organização estão taxas adicionais não transparentes, custos administrativos desproporcionados, um donativo obrigatório incluído por defeito e a utilização do controverso conceito de "bilhete de platina", que permite aumentar os preços sem qualquer aviso prévio.

Na sequência dessa queixa, o Ministério do Consumo, em Espanha, revelou, ao mesmo jornal espanhol, que vai investigar uma "grande empresa de gestão de bilhetes". Não especificaram o nome, mas afirmaram que se tratam de "concertos em Espanha de um artista internacional" depois de receberem "queixas de consumidores sobre possíveis encargos ilegais".

De todas as irregularidades detetadas, a mais controversa é mesmo o sistema de ajuste de preços em tempo real, de acordo com a procura. Trata-se de um modelo semelhante ao da Uber, quando aumenta o valor das viagens nas horas em que há um pico da procura.

Esta estratégia, segundo o jornal britânico The Guardian, foi um dos fatores que desencadeou o escândalo relacionado com a venda dos bilhetes para os concertos dos Oasis.

Por cá, os concertos de Bad Bunny estão marcados para 26 e 27 de maio do próximo ano, em Lisboa. Em Espanha vão acontecer nos dias 22 e 23 de maio, no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona, e nos dias 30 e 31 de maio e 2, 3, 6, 7, 10, 11, 14 e 15 de junho, em Madrid.

Estes espetáculos fazem parte da primeira digressão europeia do artista em sete anos. O concerto de estreia da tour será a 22 de maio, em Barcelona.

Leia Também: Bad Bunny esgota 12 datas em Espanha. Cá só restam bilhetes acima de 370€