O balcão mais antigo do Santander é agora convertido num ‘work café’ no Porto, sendo o quarto do banco em Portugal. Localizado na Avenida dos Aliados, o novo modelo de balcão “combina os serviços de uma agência bancária com uma cafetaria e uma zona de ‘co-working’”, explica a instituição.
O espaço funciona agora em horário alargado, das 8h30 às 17h30, e está aberto ao público em geral e dispõe de wifi gratuito. Para os clientes que pretendam reunir em lugares mais reservados, existem gabinetes disponíveis, esclarece o banco. “Em modo ‘open space’, o ‘work café’ privilegia locais amplos e abertos, para permitir a sua utilização em pleno por parte da comunidade”, acrescenta o Santander em comunicado.
O balcão em questão foi criado no século XIX com o nome Banco Aliança, que mais tarde se tornou no edifício principal do Banco Totta no Porto, conta a instituição, denominando-se Banco Totta & Açores. Mais tarde, passou a ter a marca Santander. “As principais características do espaço foram salvaguardadas, nomeadamente a tela pintada no teto, as madeiras e a arquitetura. É considerado espaço protegido em termos culturais, tendo inclusive o primeiro livro de atas do Banco Aliança”, revela o Santander.
O espaço está preparado pessoas com necessidades especiais e acessos para clientes de mobilidade reduzida. O balcão conta com uma zona de acolhimento, para direcionar os clientes que queiram fazer as suas operações bancárias, tanto através do Santander Express como do atendimento personalizado de um gestor.
Este é o quarto espaço deste género que o banco abre em Portugal, com os restantes localizados em Coimbra, Lisboa e Espinho. O Santander informa que pretende que quer “responder às necessidades que as cidades têm em oferecer espaços para a comunidade, em zonas de elevado tráfego e, simultaneamente, vocacionados para uma relação próxima com os clientes”. Isabel Guerreiro, administradora executiva do Santander Portugal, destaca estes espaços como “uma experiência diferente e completa, num espaço moderno e confortável”.