
A Coordenação do Ensino do Português na Alemanha organiza, Terça-feira, 06 de Maio, na livraria portuguesa “Livraria e Mondolibro”, em Berlim, capital alemã, a 1ª edição da mesa-redonda de bilingues para dar destaque o português “como língua identitária e de afectos”.
Segundo a coordenadora do Ensino Português na Alemanha, Fátima Silva, a iniciativa é para dar “grande visibilidade” ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, proclamado pela UNESCO em 2019.
“Pegámos na dimensão da língua identitária e da língua de afetos para esta primeira edição que se vai realizar em Berlim. Pretendemos reunir um grupo de entidades responsáveis pelo ensino da língua portuguesa e apresentarmos aquilo que fazemos tendo a língua portuguesa por objectivo, desde o ensino básico ao ensino superior”, revelou Fátima Silva.
A coordenadora do Ensino Português na Alemanha acrescentou que, além dos professores, responsáveis pelos projectos bilingues, e investigadores, poderão também participar alunos, pais e qualquer pessoa que “tenha alguma ligação à língua portuguesa”.
“Tentámos arranjar um projecto que a coordenação do ensino quisesse desenvolver para dar uma grande visibilidade a este dia. Pensámos neste ciclo de mesas redondas que se vai iniciar este ano em Berlim, e que vamos alargar (nos próximos anos) a outras áreas consulares e a outras cidades na Alemanha, sempre inserido na comemoração e no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, sustentou.
A iniciativa, diz a Lusa, se realiza um dia depois da data oficial que assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa e, já conta com cerca de 20 inscritos.
“Esta primeira mesa vai-se focar mais em apresentar ao público em geral o que existe. Por muito que as redes sociais tenham informação, e que existam muitos momentos culturais em que se fale do ensino, não sei se as pessoas têm plena consciência do que é que existe em Berlim a nível da língua portuguesa. Vamos apresentar cada uma das áreas, o que fazemos e onde estamos. Queremos que haja ‘feedback’ dos pais ou dos alunos que frequentam ou já frequentaram estas oportunidades”, realçou Fátima Silva.